Claudio Cretti | AM Galeria

A partir do dia 07 de agosto, os mineiros poderão conferir de perto as peças do artista brasileiro Claudio Cretti, na AM Galeria, em Belo Horizonte. Com curadoria do professor e crítico de arte, Agnaldo Farias, a exposição “Mafuá de Trens”, estará aberta ao público até o dia 11 de setembro, de segunda à sexta, das 12h às 19h. E, aos sábados, das 12h às 14h. A mostra é gratuita, mas as visitas precisam ser realizadas por agendamento, de acordo com os protocolos de segurança para prevenção do COVID-19.

Cretti nasceu em Belém do Pará, mas é radicado em São Paulo, com mais de 30 anos de carreira e aborda artes com características bi e tridimensionais. Para sua primeira exposição na AM Galeria, serão apresentadas 13 esculturas recentes e 18 desenhos de uma série de 2003/2004. “Os desenhos são monocromáticos e fazem parte de uma pesquisa sobre os próprios desenhos da Tarsila do Amaral. Já as esculturas são compostas de diversos materiais distintos em textura, cores e formas ”, conta Claudio Cretti.

Com obras compostas por diversos tipos de objetos, Cretti ressignifica uma peça comum em algo ilusório, despertando assim a atenção do visitante. “Eu busco na coleta de materiais artesanais, indígenas e caipiras, algo curioso, encontrados em tudo quanto é lugar, e que podem se transformar. Costumo dizer até que essas obras são quimeras (monstro mitológico com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente), por despertar em nós uma inquietação e curiosidade na tentativa de apreender todos os lugares imaginados possíveis que vem com cada trabalho”, destaca o artista.

Já Agnaldo Farias enfatiza o nome da exposição “Mafuá de Trens” em homenagem ao artista, “Ele é um caçador de trens. E o trem aqui, reflete a fala do mineiro. Já a palavra mafuá, que simboliza várias coisas juntas, deu super certo e mostra um pouco do que o visitante pode esperar da mostra”, comenta Farias. “Espero que as pessoas se sintam fascinadas com as obras e fiquem curiosas para entender que trem é esse!”, finaliza o curador.

Compartilhar: