CLAUDIA ANDUJAR | FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE PARANAPIACABA

Sob a direção de João Kulcsár, o Festival de Fotografia de Paranapiacaba chega à sua sexta edição, homenageando Claudia Andujar. Com curadoria de Kulcsár, a exposição Retratos Yanomami, ocupa o Galpão Ferroviário.

A mostra traça um panorama do longo trabalho da ativista junto aos Yanomami, que passou um longo período percorrendo aldeias e a floresta para assim compartilhar e ajudar as pessoas a compreenderem melhor a cultura indígena.

O Festival que acontece em Paranapiacaba terá uma programação com encontros de alfabetização visual, exposições, projeções noturnas, lançamento de livros, mostra de filmes, expedições fotográficas, oficinas e palestras, sempre reunindo convidados que refletem a pluralidade de gênero, território, matizes socioculturais e de etnias brasileiras.

“Em um território de aprendizagem criativo e lúdico, o Festival de Fotografia de Paranapiacaba acontece para favorecer colaborações democráticas, discutir e compartilhar a memória, o patrimônio, a educação, a inclusão, os direitos humanos, o afeto, a empatia, a sustentabilidade, a cidade criativa e educadora, a alfabetização visual, a arte e a cultura”, afirma Kulcsár.

Entre os nomes confirmados para as palestras, que serão realizadas durante o final de semana, estão a fotógrafa e mestre em História da Arte pela Universidade de Salamanca (Espanha) Luciara Ribeiro para falar sobre o tema “Reflexões sobre os acervos fotográficos afro-brasileiros: entre o público e privado”, a artista visual Marilene Ribeiro, que abordará o tema “A fotografia no debate socioambiental”, o Mestre em Antropologia e Fotógrafo Edgar Xakriabá com o tema da palestra “A câmera como arco a imagem como flecha” e a artista maranhense Ge Viana que irá falar sobre o tema Deixa ver, estamos aqui numa reza das imagens.

Compartilhar: