CINEMATECA DO MAM – ZELITO VIANA

A Cinemateca do MAM, em parceria com o Canal Brasil e com a Mapa Filmes, apresenta a versão recém-restaurada do filme Choque Cultural, de Zelito Viana. Curta-metragem rodado em 1975, o filme apresenta a visão de cultura do renomado economista Celso Furtado, que posteriormente foi ministro da Cultura do governo Sarney e responsável pela criação da Lei de Incentivo à Cultura. Em diálogo com as ideias de Furtado, o filme expõe facetas do cotidiano brasileiro que flagram uma sociedade em processo acelerado de transformação em decorrência do contato com a chamada indústria cultural, em especial a de origem estrangeira.

O filme foi restaurado em 4K pelo diretor e terá exibição especial no Canal Brasil, na quinta- feira, dia 12 de novembro, às 16h45. Em seguida, poderá ser visto gratuitamente no canal on- line da Cinemateca do MAM, de 12 a 18 de novembro (www.vimeo.com/mamrio).

Para marcar essa sessão especial e lembrar o centenário de nascimento de Celso Furtado, a sessão será acompanhada de um debate entre o diretor Zelito Viana, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e o gerente da Cinemateca do MAM, Hernani Heffner. O debate será transmitido ao vivo no dia 12 de novembro, às 17h15, simultaneamente pelo canal Youtube do MAM Rio e pelo Facebook do Canal Brasil.

Compartilhar: