Christus Nóbrega | Galeria Casa

Em comemoração ao mês das Crianças, o casapark recebe na Galeria Casa a “Fábrica de Pipas”, de Christus Nóbrega. Entre 4 e 27 de outubro, crianças, mães, pais e familiares poderão se divertir, conhecer a obra e os processos criativos de um importante artista visual que vive e produz em Brasília através de produção de um artefato criado há mais de três mil anos e, hoje, é parte da brincadeira de crianças ao redor do mundo. A “Fábrica de Pipas” funcionará em turnos de 15 minutos cada e jornada de trabalho de terça a sexta, das 14h às 22h, sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos, incluindo os maiores de 18 anos. A Galeria Casa fica no casapark, 1º Piso, ao lado do Espaço Itaú de Cinemas. Telefone: (61) 3403-5300.

Criada pelos chineses em 1200 a.C., a pipa surgiu inicialmente como um instrumento de sinalização e de alerta militar. Hoje, é um brinquedo presente nas mais diversas culturas ao redor do mundo. Segundo a coordenadora de marketing do casapark, Josie Fedrigo, a “Fábrica de Pipas”, de Christus Nóbrega, “a proposta é apresentar para o nosso público um olhar sobre a cultura, a arte e o design. E para o dia das crianças não poderia ser diferente. A Fábrica de Pipas aproxima as crianças de uma linguagem de arte essencial para sua formação como, também, estabelece um espaço criativo para que pais e filhos possam passar um tempo juntos fazendo um trabalho coletivo em um ambiente repleto de informações e referências históricas, artísticas e lúdico”.

Com entrada gratuita, a “Fábrica de Pipas” é uma instalação artística, interativa e performática, onde os visitantes podem participar fabricando pipas. Assistidos por dois monitores – performers que exercem as funções de “gerentes de produção” -, cada “operária e operário” trabalhará em turnos de 15 minutos, tempo médio para a produção de uma pipa. Depois de bater o ponto, vestidos de jalecos cinzas, trabalhadores e trabalhadoras seguem para a linha de produção. A cada 11 pipas fabricadas, a trabalhadora e o trabalhador levará uma para casa, carimbada e autenticada como tendo sido produzida na fábrica. As crianças podem participar acompanhadas dos pais.

Resultado de uma residência artística realizada por Christus Nóbrega na China em 2015, a “Fábrica de Pipas” é parte da exposição “Dragão Floresta Abundante”, que passou pelos CCBB Brasília, Belo Horizonte e foi convidado a participar da 25ª Bienal de Curitiba. A obra discute a ambiguidade de um país que, ao mesmo tempo em que mantém tradições milenares, é pioneiro no mundo da tecnologia. “Para a instalação na Galeria Casa, a fábrica vem em uma versão mais robusta e convida o público a pensar sobre a história da humanidade através do processo de fabricação de objetos”, afirma o artista visual Christus Nóbrega.

Além da instalação performática instalada na galeria principal, Christus Nóbrega ocupará a saleta da Galeria Casa. No local, o público poderá conhecer mais sobre os processos criativos e o percurso do artista a partir de obras inéditas relacionadas à residência artística na China e de séries anteriores, além de cadernos de anotações.

Compartilhar: