Celina Portella | Centro Cultural Fiesp

O Centro Cultural Fiesp (CCF) apresenta em São Paulo a exposição Corpo da Obra, da artista Celina Portella, com curadoria de Ângela Berlinde. No dia 24 de maio, às 19h, acontece a abertura da mostra só para convidados. Já o período expositivo, tem início no dia 25 de maio e vai até 30 de outubro. A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta à domingo, das 10h às 20h. A Galeria de Fotos do CCF fica na Av. Paulista,1313.

A mostra apresenta as produções da artista realizadas durante a última década e conta com fotoperfomances, videoinstalações e foto-objetos. Reúne obras das séries Dobras, Cortes, Ocos, Puxa, Quadros cortados, Movimento ao quadrado, Foto-pinturas e Fogo. A instalação dialoga com a arquitetura do espaço e a bidimensionalidade do papel, usando os cantos e o chão do espaço como ocupação expositiva.

O trabalho da artista é marcado pelo hibridismo de linguagens e pela inserção de seu próprio corpo. A coleção exposta conduz o espectador para dentro e para fora da sua obra, ao transgredir as fronteiras das molduras com cortes, dobras, queimaduras, pinturas e diálogo com o corpo.

“Ao usar múltiplas possibilidades da fotografia contemporânea, colocando o seu corpo bem no centro da obra, a artista atrai atenções com a capacidade lúdica das suas peças, despertando consciências, comunicando com o seu público através do choque ou confronto visual que as suas performances provocam”, explica a curadora Ângela Berlinde. A mostra, com cerca de 40 obras, é um convite da artista para refletir sobre a relação entre sujeito e objeto na arte.

Compartilhar: