Cecilia Walton | Arte Hall

A individual da artista Cecília Walton será uma retrospectiva com esculturas e pinturas datadas de 1981 a 2017 e selecionadas criteriosamente pelo curador e Crítico de arte Paulo Gallina. Segundo o curador, na mais recente produção da artista, entendemos a importância da pintura na construção do olhar contemporâneo. Tratando a imagem como um registro abstrato a ser construído pelo observador, Cecília passou a operar com suas obras com insinuações que remontam a história da arte brasileira.
Da série dos pigmentos, as obras nos convidam a olhar além do quadro ou então, mais profundamente dentro dele. E muito do seu trabalho fala essencialmente sobre memória. Não aquela coletiva, imagética, mas de uma memória pessoal, íntima, construída. Sua produção estabelece uma ausência formal para ativar diálogos cognitivos profundos entre a consciência da obra e a obra de arte conceitualmente constituída.
A artista parte sempre do silêncio e da impossibilidade para discutir a força da arte enquanto experiência e acontecimento real concreto e assim busca investigar a repercussão de tal fenômeno na construção de uma identidade cultural própria.
Em algumas obras a artista apresenta apenas a moldura de telas famosas com seus respectivos nomes – em uma crítica aos visitantes que observam apenas de quem é o quadro, e não a obra em si.

Compartilhar: