Celaine Refosco | Calafia Art Store

Em Não Paisagens, Celaine Refosco mostra 12 pinturas a óleo em grandes e médias dimensões e outras 12 em pequenos formatos. São trabalhos produzidos desde 2020 e apresentam um registro de paisagens encontradas no entorno do ateliê da artista, que vive em Pomerode, Santa Catarina.

O tema dos trabalhos, no entanto, interessa menos à artista que o contato com a própria subjetividade. Celaine explica que sua pintura não busca uma narrativa específica: “ela é uma coisa mais indescritível, do âmbito da percepção”.

Ao mesmo tempo em que que transborda subjetividade, Celaine parece estabelecer um diálogo com a concretude do material. Especialmente nas obras em grandes formatos é evidente a sua preocupação com a composição das cores e com os movimentos de tensão e fluidez dos elementos. “Talvez minha trajetória como designer tenha educado meu olhar para as superfícies”, comenta.

Além das obras que integram o acervo comercial da Calafia Art Store, Não Paisagens também mostra uma seleção de estudos desenvolvidos para sua produção. “Será interessante poder contextualizar o processo de trabalho da artista por meio destes esboços”, acrescenta Moema Bispo da Costa, uma das sócias da galeria.

A exposição física fica em cartaz na sala expositiva na Calafia Art Store até o dia 10/04/2022 e também poderá ser visitada em realidade virtual por meio da plataforma Artsteps, disponível no site www.calafia.com.br.

Compartilhar: