CCBB Educativo – arte & educação

Respeitando integralmente os protocolos para a reabertura de espaços culturais no país – entrada apenas com agendamento on line, controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento – as atividades presenciais do CCBB Educativo – arte & educação no Rio de Janeiro reabrem ao público a partir desta quarta-feira, 25 de novembro, mediante agendamento prévio pelo site ccbbeducativo.com ou aplicativo eventim.com.br. A programação é voltada para públicos restritos, com horários reduzidos e todos os recursos necessários, de segurança para prevenção contra o novo coronavírus.

Os destaques do mês de novembro são as visitas mediadas diárias, que acontecem de quarta à domingo (fechado às terças) às 12h e às 16h. Os horários são divididos entre visitas à recém-inaugurada exposição “Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau” (seg, qui, sex e sab 12h e 16h, qua 16h, e dom 12h), e visitas Patrimoniais à exposição permanente do CCBB Rio de Janeiro, Galeria de Valores (qua 12h e dom 16h). Além disso, são disponibilizadas visitas acessíveis em Libras às quintas e sábados, no horário das 16h.  Destinado às crianças e suas famílias, o Lugar de Criação também volta a ser realizado presencialmente, sempre aos sábados, a partir das 15 horas, na sala do educativo.

Além da programação presencial, a partir de agora, uma grande parte das atividades realizadas pelo programa CCBB Educativo – arte & educação passam a acontecer online, permitindo que públicos de diferentes cidades tenham acesso a um amplo conteúdo em arte e educação. Entre essas atividades, figuram visitas virtuais às exposições, o Com a Palavra, que convida profissionais de diferentes áreas para conduzir visitas especiais, e ainda atividades do Lugar de Criação, que também podem ser realizadas de casa.

Ambientada no CCBB-Rio, deste o dia 18 de novembro, a mostra “Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau”, em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2021, oferece ao público a possibilidade de explorar e conhecer o vasto acervo com 100 obras do pintor tcheco cedidas pela Fundação Mucha. É a maior coleção do artista reunida e apresentada pela primeira vez no Brasil. A entrada é gratuita e o acesso limitado. Sendo assim, exige o agendamento prévio por parte do público, tanto para a visitação como para as visitas mediadas.

No sábado, 28 de novembro, às 15 horas, o público mirim e suas famílias estão convidados a participar das oficinas de artes do Lugar de Criação, com exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos, voltados à criação de imagens.

Nos sábados seguintes, o Lugar de Criação promoverá oficinas de histórias, com encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas e invenção, com imagens e textos reunidos em publicações artesanais; oficinas de saberes, com produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, em diálogo com a cidade onde vivem e as exposições em cartaz e os jogos de arte, voltados à criação em artes, explorando brincadeiras que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita. As inscrições para as atividades do Lugar de criação são através do site: www.ccbbeducativo.com.

No site do educativo passam a ser realizados de modo remoto, os cursos “Transversalidades” – que abordam temas da educação e da arte para conectar discussões as urgências e reflexões do cotidiano contemporâneo; o “Laboratório de Crítica” – que trabalha a reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio e os “Processos Compartilhados” –  estruturado em um único curso, composto por encontros que abordam aspectos da concepção, montagem e expografia de exposições. A plataforma “Múltiplo Ancestral” – de trocas entre o público e artistas convidados, com as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais e o “Convites à Ativação” de cada exposição também acontecem de forma virtual.

No dia 30 de novembro, às 15 horas, com inscrições através do site do educativo acontece a “Semana do Educador”, que oferece aos professores e professoras, a visita mediada virtual à exposição: Alphonse Mucha: O legado da art nouveau, além de conteúdos preparados exclusivamente para a comunidade escolar e educadores sociais. No mesmo dia, tem oficina remota do Lugar de Criação. Todo mês uma nova proposta com atividades artística online de criação para crianças, jovens e adultos! A ideia é brincar com quem está perto e com quem está longe!

Em atividade desde 2018, o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação realizado pelo JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, organização da sociedade civil sediada em Minas Gerais, desenvolveu uma extensa programação educativa, que com a pandemia do Covid-19 passam a acontecer em sua maioria parte de forma virtual, permitindo que públicos de diferentes cidades tenham acesso a um amplo conteúdo em arte e educação.

 

Sobre o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação

O Programa CCBB Educativo – Arte e Educação promove diariamente ações específicas e efetivas planejadas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, da cultura, voltadas a famílias e a inclusão.  Ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

PROGRAMAÇÃO:

 

LUGAR DE CRIAÇÃO

Aos sábados

Horário: 15h

Atividade presencial | duração: 1h

Lotação: 3 grupos unifamiliares de até 4 pessoas

Local: ateliê do educativo, 1o andar Inscrições em: www.ccbbeducativo.com

Atividades artísticas de criação e mediação cultural visando o convívio e o diálogo com as artes e temáticas atuais, em vivências que acolhem crianças, jovens e adultos.

 

VISITAS MEDIADAS – diariamente, às 12h e 16h

Atividade presencial | duração: 1h

Lotação: 5 pessoas

CCBB-RJ – de quarta a domingo, fechado às terças-feiras.

Alphonse Mucha: O legado da Art Nouveau – seg, qui, sex e sáb – 12h e 16h, qua – 16h, e dom – 12h.

Patrimonial: Galeria de Valores – qua – 12h, e dom – 16h.

Inscrições em: www.ccbbeducativo.com

Ao longo das Visitas Mediadas, diariamente os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

 

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS – quinta e sábado, 16h

Atividade presencial | duração: 1h

Lotação: 5 pessoas

Alphonse Mucha: O legado da Art Nouveau.

Inscrições em: www.ccbbeducativo.com

Seguindo os mesmos princípios das Visitas Mediadas, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, nas exposições em cartaz.

 

SEMANA DO EDUCADOR

Visita mediada à exposição: Alphonse Mucha: O legado da art nouveau

Dias: 30 de novembro de 2020

Horário: 15h

Tema: Exposição Alphonse Mucha

Atividade online | duração: 2h

Inscrições em: www.ccbbeducativo.com

 

LUGAR DE CRIAÇÃO –

Dia: 30 de novembro

Atividade online no site do educativo: www.ccbbeducativo.com

Todo mês é proposta uma nova atividade online artística de criação para crianças, jovens e adultos! A ideia é brincar com quem está perto e com quem está longe!

Compartilhar: