Cartas ao Prefeito | PIVÔ

A exposição chamada Cartas ao Prefeito (Letters to the Mayor) já passou por cidades como Nova Iorque, Bogotá e Cidade do Panamá, entre outras, apresentando em cada local cinquenta cartas escritas por arquitetos convidados, dirigidas aos seus respectivos líderes políticos. Este projeto foi concebido pela Storefront for Art and Architecture, uma instituição baseada em Nova Iorque e comprometida com a promoção de posições inovadoras e críticas na arquitetura.
Cada carta oferece um espaço de reflexão para o arquiteto, possibilitando a apresentação de preocupações e desejos que podem resultar em ações junto às esferas políticas e administrativas da cidade.
Na edição de São Paulo, as cartas serão exibidas no espaço Pivô, associação baseada no edifício Copan, em exposição gratuita e aberta ao público, no início da corrida das eleições para a Prefeitura de São Paulo. Pela posição central na cidade e pela escolha estratégica da data, esperamos envolver nesta discussão tanto os pré candidatos a prefeito, convidados para a abertura, quanto um grande número de arquitetos, artistas e cidadãos em geral.
O grupo de arquitetos participante apresenta um recorte variado da categoria, com novos e antigos escritórios e arquitetos com atuação em áreas diversas, como curadores (Agnaldo Farias, Guilherme Wisnik, Ligia Nobre), artistas (Carlito Carvalhosa, Lucas Simões, Vitor César), teóricos (Ermínia Maricato) e também arquitetos atuantes (Metro, MMBB, Marcio Kogan, etc).
O projeto pretende colocar a cidade no centro da discussão, não só expondo as cartas, mas envolvendo todos estes indivíduos e outros num seminário chamado Cartas Abertas, realizado em quatro encontros que acontecerão aos sábados também no Pivô. A programação do seminário segue anexada, junto a um release e algumas imagens das cartas que serão expostas.

Compartilhar: