A partir do dia 18 de janeiro, o Casarão de Nazaré, um local histórico da cidade, será palco para a exposição individual de Carolina Rolim, “A Poesia que Atravessa a Cidade”, composta por fotografias e poemas inéditos da artista. Com curadoria de Ana Carla Soler, a mostra apresenta uma reflexão sobre a capacidade da arte de capturar e expandir a pulsação da vida cotidiana. A mostra é um fragmento da experiência da artista com a vida rural e urbana na cidade de Nazaré Paulista, interior de São Paulo.
Na exposição, a artista visual e professora Carolina Rolim propõe uma aproximação entre o poema e a poesia, diferenciando as duas manifestações. Para ela, enquanto o poema se constrói por formas específicas, a poesia transcende essas formas e se conecta à essência da vida, se manifestando além das palavras e métricas. Ao ancorar a poesia nas suas fotografias e poemas curtos, Carolina revela momentos fugazes do dia-a-dia que, ao serem amplificados, ganham nova dimensão e importância. Cada instante capturado é um convite para a contemplação e para a redescoberta da cidade e do olhar.
Carolina nos convida a dialogar com o mundo, a transformar as forças que nos afetam e a explorar a liberdade de interpretar e reagir às nossas experiências. A exposição é um espaço de transformação e de encontro entre o cotidiano da cidade e o olhar do espectador. A exposição “A poesia que atravessa a cidade” é gratuita e pode ser visitada até 15 março de 2025, no Casarão de Nazaré, na Rua Cel. Francisco Derosa, 150, em Nazaré Paulista, São Paulo.