O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) inaugura, em 19 de setembro de 2026, a exposição Carnaval como método, que leva para o espaço museológico os processos de criação desenvolvidos no Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro. A mostra reúne obras inéditas comissionadas a seis carnavalescos em atividade, trabalhos de Joãosinho Trinta (1933–2011), Rosa Magalhães (1947–2024) e Maria Augusta Rodrigues (1942–2025), e pinturas de artistas ligados ao universo do samba e do carnaval, como Heitor dos Prazeres e Nelson Sargento. A exposição ocupará o Salão Monumental e o mezanino do museu.
O Carnaval surge como prática artística e método de criação, construído coletivamente a partir da experimentação de materiais, imagens, saberes e linguagens. André Rodrigues em colaboração com Juliana Joannou, Annik Salmon, Antônio Gonzaga, a dupla Gabriel Haddad e Leonardo Bora, e Thayssa Menezes foram convidados a desenvolver projetos específicos para o MAM Rio, trabalhando a partir de pesquisas, experiências e procedimentos construídos em suas trajetórias nas escolas de samba. A exposição parte do reconhecimento dos carnavalescos como artistas visuais responsáveis pela concepção de um dos maiores acontecimentos artísticos do país.
“Trazer os artistas do Carnaval para dentro do museu é, para o MAM Rio, uma forma de reconhecer a potência artística de uma produção que faz parte da história e da cultura do nosso país, mas que ainda ocupa um lugar pouco explorado no campo das artes visuais. A partir do protagonismo dos carnavalescos e de seus processos de criação, a exposição propõe ampliar esse debate e aproximar universos que, embora historicamente relacionados, nem sempre estiveram em diálogo dentro das instituições museológicas”, comenta Yole Mendonça, diretora executiva do MAM Rio.

