Carlos Zilio 1973/1977 | Galeria Raquel Arnaud

A mostra reúne cerca de vinte trabalhos entre pinturas, fotografias, desenhos e objetos realizados pelo artista em um dos períodos mais obscuros na história do país. Participante das principais exposições brasileiras da década de 1960, entre elas “Opinião 66” e “Nova Objetividade Brasileira”, ambas no MAM-RJ, Zilio teve durante este período uma intensa atuação política. “Seus trabalhos, inicialmente vinculados à chamada Nova Figuração Brasileira, tornam-se mais sintéticos a partir de 1973, mas sem perder o teor crítico. Suas instalações criam situações que se aproximam das experiências da arte conceitual”, aponta o professor de história da arte Guilherme Bueno. E são justamente as obras desse período que foram selecionadas pela crítica Luisa Duarte, responsável pela curadoria da presente exposição.
“Para um Jovem de Brilhante Futuro” (1973), obra icônica de Zilio composta por uma maleta de executivo em couro, cujo interior é ocupado por fileiras de pregos pontiagudos apontados para cima, evidencia que a política não desaparecera de seus trabalhos nos anos 70. O mesmo título serve para a série de fotografias realizadas pelo artista entre 1974/2001. Destaque também para a fotografia em preto-e-branco, com o fundo escuro, em que preso no dedão do pé de um cadáver está um cartão de papel com a inscrição “Identidade ignorada” (1973/2013).
Como aponta a curadora, “Zilio realiza em meio ao ambiente de extrema tensão da época uma série de obras que evocam as complexidades do período de exceção. Mas o mais importante é notar que a produção do artista naquela época estava sim todo o tempo dialogando com a atmosfera política vigente, mas de forma alguma se reduzia a ilustrar de modo panfletário os temas em voga. O que fica claro nas obras aqui reunidas é a capacidade de Zilio instaurar uma potência poética e formal nos trabalhos, fazendo-os girar em uma alta voltagem, tanto sensível, quanto inteligível. “Carlos Zilio 1973/1977”se constituiu assim em uma chance preciosa de tomarmos contato a produção de um artista fundamental da arte brasileira que soube, como poucos, traçar com rigor e coerência os vínculos entre vida, arte e política no Brasil”, completa.

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