Berna Reale / ZUM

O evento gratuito acontece na próxima quarta-feira (12 de agosto), às 18h, no canal de YouTube da ZUM. A live integra a programação de lançamento da nova edição da revista

A 18ª edição da ZUM, revista de fotografia do Instituto Moreira Salles, já está disponível em formato impresso e digital. Por ocasião do lançamento, a revista organizou uma programação de lives gratuitas com autores desta edição. A próxima acontece na quarta-feira (12 de agosto), às 18h, com a artista paraense Berna Reale. Ela conversará sobre sua obra com a pesquisadora Marisa Mokarzel. A live será transmitida ao vivo no canal de YouTube da ZUM (youtube.com/user/revistaZUM).

Um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira, Reale falará sobre como seu trabalho questiona as relações de violência e controle perpetuadas pelo Estado brasileiro. Ela comentará suas principais performances, cujos registros fotográficos são publicados na nova edição da ZUM. A conversa também contará com a participação da curadora Marisa Mokarzel, que assina um ensaio na revista sobre o trabalho da artista.

Segundo a pesquisadora, a obra de Reale escancara as desigualdades sociais do país, chamando atenção para a proliferação de imagens e discursos violentos na esfera pública brasileira. “A representação da crueldade trazida pelas imagens de Reale nos lança nos entremeios da dor do outro, no atordoamento provocado pelas cenas reais e fictícias que se multiplicam diante de nossos olhos”, afirma a autora.

Além do debate desta quarta-feira, a programação de lançamento inclui uma live com a crítica de arte Veronica Stigger, no dia 19 de agosto (quarta-feira), às 18h, também no canal de YouTube da revista. Ela ministrará uma aula aberta sobre a obra do artista Hudinilson Jr., tema do seu artigo publicado na ZUM #18.

Mais sobre a revista

A ZUM #18 já está à venda nas livrarias e na loja virtual do IMS. Em edição especial, a publicação conta com 200 páginas (16 páginas a mais que as edições normais), reforçando a importância do formato impresso. Diante das restrições de circulação impostas pela atual pandemia, o conteúdo integral da revista também está disponível online, de forma gratuita, no site da ZUM, na seguinte página: revistazum.com.br/zum18/online.

Em sua nova edição, a revista aborda temas contemporâneos, da manipulação de imagens pela política às discussões sobre gênero e raça. Além da obra de Reale e do artigo de Stigger, a publicação apresenta um ensaio de Giselle Beiguelman sobre deepfakes, os retratos de Deana Lawson, o trabalho de Ahlam Shibli, entre outros destaques. A capa e o ensaio visual de abertura são assinados pela artista Ventura Profana.

SERVIÇO
ZUM #18, edição especial
200 páginas
R$ 57,50

A publicação impressa já está à venda nas livrarias e na loja virtual do IMS (lojadoims.com.br). Frete grátis até 20 reais na loja do IMS.

A versão digital da revista também está disponível gratuitamente no site na seguinte página: revistazum.com.br/zum18/online

Programação de lançamento

A performance da violência

Berna Reale conversa com Marisa Mokarzel

12 de agosto (quarta-feira), às 18h

Ao vivo pelo canal da ZUM no YouTube

Grátis

O mito de Narciso e os cadernos de Hudinilson Jr.

Aula com Veronica Stigger

19 de agosto, (quarta-feira), às 18h

Ao vivo pelo canal da ZUM no YouTube

Grátis

www.revistazum.com.br

youtube.com/user/revistaZUM

instagram.com/revistazum

facebook.com/revistazum

ims.com.br
twitter.com/imoreirasalles
instagram.com/imoreirasalles
facebook.com/InstitutoMoreiraSalles
youtube.com/user/imoreirasalles

 

Compartilhar: