BASICHES | ROCA Gallery

José Ricardo Basiches, arquiteto e artista plástico, abre a mostra individual Traços e Contextos no novo espaço artsy de São Paulo: ROCA Gallery. A exposição exibe um recorte de sua produção dos últimos 10 anos, todos os trabalhos compostos por desenhos feitos a mão, agrupados em 5 núcleos onde o suporte diferencia e torna singular a apresentação da obra. O vernissage promete proporcionar uma experiência única, enfatizando destaques múltiplos das diversas bases e temas presentes no trabalho do artista, sempre delineados pelo traço a mão livre.

As boas-vindas à exposição estão impressas na fachada do espaço onde uma composição com traços de Basiches se fundem em recortes criando uma nova imagem oferecendo uma prévia do que há por vir. Longe de ser avesso a tecnologia e as possibilidades novas por ela oferecidas, compondo a mostra, uma fusão virtual do artista com seu desenho exibe o sentido e movimento de cada traço em uma performance visual projetada em vídeo.

Nos núcleos, como conceituado a seguir, um percurso de criações, com seus tempo e momentos, diferentes inspirações e contextos, inteiramente compostos por traços ‘handmade’.

  • Núcleo ‘Balões e Palavras em Equilíbrio’ – Uma parede vertical serve de base para balões iluminados sustentando palavras. O equilíbrio entre o peso das palavras e a força ascendente dos balões revela uma dinâmica visual única, onde a escolha cuidadosa do verbete se torna uma descoberta profunda no contexto do equilíbrio.
  • Núcleo ‘Manequins, Gaiolas e Liberdade Expressa’ – Manequins, vestidos com moulage de desenhos, interagem com gaiolas de ferro vazadas, simbolizando a dualidade entre leveza e as “prisões” da vida. A livre expressão corporal é representada pelo corpo que se adorna, como se fosse com uma roupa de retalhos desenhados, expressando a liberdade de escolha e movimento.
  • Núcleo ‘Candelabro de Memórias’ – Um imponente lustre, composto por três níveis ilumina o ambiente central e atua como suporte para ‘guardanapos’ desenhados, uma característica distintiva do trabalho de Basiches. Diversos guardanapos com desenhos únicos estão pendurados e, cada um deles é registro específico de um momento, local, experiencia ou mesmo ideias abstratas vivido pelo artista, criando uma trama de memórias.
  • Núcleo ‘Unicidade’ – Trabalhos que exibem a evolução dos desenhos em diferentes meios ou plataformas: papel sulfite, papel vegetal, papel manteiga e iPad. Este espaço demostra o aprimoramento dos traços do artista em diferentes práticas, oferecendo uma visão abrangente das técnicas exploradas ao longo do tempo.

A relação de José Ricardo Basiches com a Roca remonta a uma década, pontuada por colaborações, como o desenho especial para uma cuba da Laufen. Também participou, como jurado, de uma das edições do ‘Roca Challenge’, onde o artista teve contato mais aprofundado com as técnicas de produção da marca, testemunhando a qualidade e conceito por trás de cada peça.

 

Compartilhar: