A partir do dia 27 de setembro, o Instituto MU.ITA – Museu Itamar Assumpção apresenta a mostra Assim o Ita Ensina, resultado de seu primeiro projeto educativo desenvolvido em escolas públicas da cidade de São Paulo. A ação ocorre no Centro Cultural da Penha, bairro da zona leste no qual o artista morou por mais de 30 anos. Com curadoria da multiartista mineira Maré de Matos, a exposição apresenta obras criadas por estudantes da rede pública, que se inspiram no pensamento de Itamar para trazer suas próprias interpretações e reflexões sobre musicalidade, poesia, identidades periféricas, negritudes e outros temas recorrentes em sua obra.
Referência frequente em estudos acadêmicos que tratam sobre os elementos da cultura brasileira, racismo, resistência e independência comercial no meio artístico, o nome de Itamar é celebrado como um dos mais originais e criativos artistas da música brasileira. “Embora ele já seja um artista amplamente reconhecido, para que seu legado seja amplificado, é importante que as novas gerações passem a ter contato com o que ele produziu, até porque tudo o que ele cantou e escreveu nas décadas de 1980 e 90 continuam atemporais, reverberando e refletindo muitas das nossas vivências, sobretudo para pessoas pretas e periféricas”, revela a cantora Anelis Assumpção, que é filha de Itamar e preside o MU.ITA.
Com atividades que duraram de abril a agosto, as escolas EMEI Nelson Mandela (ensino infantil), localizado na zona norte, e o EMEF João de Lima Paiva (ensino fundamental 1), na zona leste paulistana, a ação contou com arte-educadores que realizaram oficinas semanais com vivências, experimentações e construções coletivas, estimulando a criatividade, o autoconhecimento, a melhora da autoestima e criando novas formas de imaginar o futuro através da arte.