“As religiões afro-brasileiras e a luta contra a intolerância” – Museu do Pontal

O Museu do Pontal convida para o quarto encontro do seminário online “Arte e Cultura Popular – O que muda quando a perspectiva racial entra em cena?”, que será realizado na próxima segunda-feira, 25 de outubro de 2021, às 18h, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. O tema “As religiões afro-brasileiras e a luta contra a intolerância” vai conduzir a conversa entre os historiadores Anderson Oliveira (UNIRIO), Luiz Antonio Simas (UFRJ) e Vinicius Natal (LABHOI/UFF).  A coordenação é da historiadora Martha Abreu e dos antropólogos Vinícius Natal e Angela Mascelani, diretora e curadora do Museu do Pontal.

As manifestações religiosas sempre foram as mais sensíveis e as mais difíceis de serem trabalhadas no universo das expressões da cultura popular, em função das fortes disputas e intolerâncias no campo religioso. Neste encontro serão discutidas, entre outras questões, as estratégias de luta contra a intolerância e o racismo religioso; como entender os trânsitos culturais religiosos; e sincretismos ou apropriações.

O seminário é voltado para o público em geral, e em especial para profissionais de educação, cultura e turismo, estudantes, artistas e demais interessados no assunto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento. Para receber o certificado de participação, o interessado deverá ter presença completa em 80% da programação dos cinco eventos previstos.

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas pelo link:

https://www.sympla.com.br/religioes-afro-brasileiras-e-as-lutas-contra-a-intolerancia—4-encontro-s-arte-e-cultura-popular__1383374

Compartilhar: