Arte, Valor e Mercado | Santander Cultural

O campo artístico tem tido dificuldade em compreender os processos de formação de valor da arte, considerando seus aspectos simbólicos e, principalmente, mercadológicos. Neste evento propomos abrir esta discussão a partir das pesquisas de duas especialistas focadas nestas problemáticas, no Brasil e no mundo, desde o início do século XX até a contemporaneidade. Um debate que diz respeito tanto a artistas, críticos, galeristas, produtores, colecionadores e demais interessados nas práticas artísticas.
A CONSTRUÇÃO DO VALOR NA ARTE MODERNA E NA ARTE CONTEMPORÂNEA.
Com Maria Lucia Bueno – Mediação Maria Amélia Bulhões
Das 10h às 13h
A construção do valor na arte moderna e na contemporânea é um processo altamente complexo, que se desenvolve em diferentes escalas (local e transnacional) entre as instituições e o mercado, envolvendo uma constelação de agentes, eventos e operações. Nesta apresentação, embasada em pesquisas recentes e tendo como referências alguns casos exemplares, vamos abordar a questão a partir de três instâncias específicas: as coleções, as exposições e os arquivos.
Maria Lucia Bueno, é pesquisadora e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua nos Programas de PósGraduação em Artes, Cultura e Linguagens e em Ciências Sociais. Realizou diversos estágios de pesquisa em nível de pós doutorado no exterior, dos quais os mais recentes foram realizados no Institut d’études européennes (Université Paris 8, 2015-16) e no departamento de sociologia da New School for Social Research (New York, 2016), ambos financiados pela Capes.
Com pesquisas nas áreas de sociologia da cultura e da arte, e história social da arte, publicou entre outros, Artes Plásticas no Século XX: Modernidade e Globalização (Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp/IMESP/FAPESP, 2001 e em versão eletrônica em Houston, ICAA/MFAH, 2015) e Sociologia das Artes Visuais no Brasil (São Paulo: Editora do Senac, 2012).
O MERCADO E O SISTEMA DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL
Com Ana Letícia Fialho – Mediação Niura Borges
Das 14h30 às 17h30
O sistema da arte contemporânea no Brasil viveu recentemente um período bastante positivo, de grande visibilidade, dinamismo, expansão e internacionalização. Nesse processo, o crescimento do mercado e os interesses mobilizados por seus agentes (artistas, galeristas e colecionadores) parecem ter sido determinantes. Atualmente, o contexto nacional já não é tão favorável, a instabilidade política e a estagnação da economia estão afetando o campo da cultura, e há fortes indícios de retração dos investimentos públicos e privados no campo da arte contemporânea, enquanto o processo de internacionalização da produção e do mercado parece prosseguir. A fim entender o impacto dessas mudanças recentes na (re)configuração do sistema da arte no Brasil, neste seminário retomaremos dados de pesquisas que apontam para um forte desequilíbrio entre a esfera de produção, o mercado e as instituições.
Ana Letícia Fialho é Doutora em ciências da arte e da linguagem pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (EHESS) e bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é gerente executiva do Programa Cinema do Brasil e pesquisadora associada ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). Com mais de quinze anos de experiência profissional nas áreas de ensino, pesquisa e gestão cultural, já atuou junto a organizações como a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), o Fórum Permanente, a Fundação Iberê Camargo, a Bienal do Mercosul, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, o Ministério da Cultura, entre outras. É co-autora do livro O valor da obra de arte (Metalivros, 2014).
PÚBLICO ALVO: artistas, galeristas, produtores culturais, críticos, curadores, estudiosos, colecionadores/investidores e demais interessados.
O curso oferece certificado de conclusão pelo PPGAV/UFRGS.
– Das 10h às 13h – Palestra com Maria Lúcia Bueno
Mediação de Maria Amélia Bulhões
Com coffee break
– Das 14h30 às 17h30 – Palestra com Ana Leticia Fialho
Mediação de Niura Borges
Com Coffee break
Informações: contato@galeriamamute.com.br ou 51 3286.2615 // 51 9916.8818
INVESTIMENTO: R$ 200,00
Bolsa para estudantes (com comprovante)
R$ 100,00
Vagas limitadas!
Faça sua Inscrição na plataforma: goo.gl/LclyMi

Compartilhar: