Arte moderna e contemporânea e atuação das mulheres no universo artístico | Casa Fiat de Cultura

Roda de Bicicleta, Marcel Duchamp, 1913

No mês de março, a programação educativa da Casa Fiat de Cultura está recheada de arte contemporânea e moderna. Além disso, dá destaque a mulheres sempre à frente de seu tempo, que tiveram muita relevância para o cenário artístico mundial.

Durante o mês serão exibidas as aulas do minicurso teórico “Introdução à Arte Contemporânea: história, conceitos e artistas”. O curso aborda os principais artistas e movimentos do início do séc. XX até os dias atuais, com ênfase no período pós-Segunda Guerra Mundial e destaque para obras como “A Fonte”, de Marcel Duchamp (1917), “Latas de Sopa Campbell”, de Andy Warhol (1962), “Movimento Fluxus 4’33’’”, de John Cage (1952) e “Livro de Carne”, de Artur Barrio (1978-1979). As aulas ficarão disponíveis no YouTube da Casa Fiat de Cultura.

A partir do dia 16 de março, o Espaço da Professora e do Professor da Casa Fiat de Cultura ganha novo material didático: um caderno sobre Arte Contemporânea, com propostas de atividades e vivências para a sala de aula. O material será disponibilizado gratuitamente, no site da Casa Fiat de Cultura.

Para encerrar o mês, no dia 28 de março, às 11h, o Encontros com o Patrimônio “Mulheres Artistas: uma reflexão sobre a autoria feminina na História da Arte”, abordará a presença de mulheres artistas em cenário até então dominado por homens. O evento será realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e terá como convidada a professora Rita Lages Rodrigues (EBA/UFMG). Inscrições gratuitas pela Sympla.

Compartilhar: