Ariane Oliveira | Calafia Art Store

Memórias do Fogo, 2018 | FOTO Ariane Oliveira

Devaneios do Desejo, de Ariane Oliveira apresenta 33 trabalhos da artista realizados entre 2016 e 2020. Nesse período, cursou seu bacharelado e seu mestrado em Artes Visuais na UFRGS. A artista, que já vinha apresentando suas aquarelas na Calafia Art Store há cerca de um ano, agora amplia seu repertório de técnicas mostrando também fotografias e gravuras. 

A mostra é a estreia da Calafia nas exposições com realidade virtual. “Em 2020, cancelamos todos os nossos projetos de exposições e eventos. Foi preciso reinventar nosso modelo de trabalho e reforçar nossa presença digital com atividades online, atendimento remoto e digitalização do acervo (www.calafia.com.br). Achamos que agora é o momento de ampliar esta experiência digital para estimular a produção artística e garantir a segurança de todos neste momento tão difícil da pandemia”, afirma Maria Luiza Sacknies, uma das sócias do espaço voltado à arte urbana e contemporânea. 

Ariane Oliveira pesquisa o corpo a partir de uma abordagem que dá lugar ao olhar sobre a multiplicidade étnica e a não-binaridade de gênero. A curadora Érica Saraiva explica que “os trabalhos expostos mostram mais do que parte do percurso de experimentação e aproximação das representações do corpo em diferentes linguagens, remetem também aos trânsitos e paisagens que modificam nossa percepção do mundo e expandem o horizonte dos nossos desejos”. 

Como parte das atividades paralelas à exposição, Ariane ainda lança o livro Devaneios do Desejo (Editora Casa Philos). Nele, a artista-escritora apresenta poesias, ensaios e fotografias coletadas ao longo de 12 anos. Com a exposição e a publicação homônima, Ariane transcende o universo das palavras e aponta os limites da imagem para “mais do que se encaixar nos parâmetros do que é arte, tecer laços entre nós. (…) Uma deriva que inspira a compreender nossas paisagens e tempo internos e reforça nossa recusa em habitar um lugar unívoco desafiando o achatamento das nossas práticas políticas e poéticas’, finaliza Erica, que também assina o prefácio do livro. 

A publicação será lançada no dia 13 de abril, com bate-papo online e ao vivo pelo Instagram e poderá ser adquirida em pré-venda no site da Calafia (www.calafia.com.br) a partir do dia 30 de março. A exposição Devaneios do desejo também terá sua versão física na Calafia Art Store. A visitação à galeria está limitada por medida de segurança sanitária e poderá ser feita mediante agendamento. Todas as obras da exposição estão disponíveis para venda. 

Este projeto foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal /Ministério do Turismo.

Compartilhar: