Antoni Muntadas: About Academia I-II, uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021)

About Academia, projeto originalmente apresentado no Carpenter Center for the Visual Arts, a convite da Universidade de Harvard, durante o último período de ensino de Antoni Muntadas no programa em Arte, Cultura e Tecnologia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (ACT MIT), em 2011, seguiu em diferentes versões para cidades como Boston, Vancouver, Amsterdam, Sevilha, entre outras.

A versão brasileira da videoinstalação About Academia, que a princípio ocuparia a Biblioteca Brasiliana no Campus Butantã da USP em São Paulo, se traduz como mais uma obra do artista multimídia e professor, ao criar uma interpretação digital da instalação original, desenvolvida como um site na internet, que poderá ser acessado a partir do dia 30 de abril https://aboutacademia.iea.usp.br/. Pela primeira vez ocorre sua exibição na América Latina, com todos os seus materiais traduzidos para o português, numa versão bilíngue (espanhol), através de uma parceria entre o Fórum Permanente, o Instituto de Estudos Avançados da USP e a Biblioteca Brasiliana José e Guita Mindlin, com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do Programa de Ação Cultural (PROAC).

About Academia provoca uma reflexão por meio da arte sobre o sistema acadêmico e universitário estadunidense, mais especificamente sobre a dualidade público/privado, assim como as complexas relações que existem entre a produção do conhecimento e os interesses econômicos que influenciam a educação em suas diferentes formas de pedagogia. A videoinstalação de Muntadas considera o possível conflito entre uma faculdade (e seus valores) e uma administração (e seu poder). Para fazer uma circulação proveitosa do projeto em universidades que não sejam norte-americanas, Muntadas propõe mesas de debates que contextualizam os conflitos e dificuldades próprias do sistema universitário que o hospeda, confrontando com outros modelos em contextos e culturas diferentes.

O projeto é composto por dois conjuntos de projeções e publicações. Enquanto About Academia I (2011) aborda estas questões a partir da perspectiva de professores e acadêmicos, About Academia II (2017) aprofunda seus temas exclusivamente do ponto de vista dos estudantes. Devido à pandemia da COVID-19, a primeira exposição deste projeto no Hemisfério Sul se realiza através de uma sala virtual, em site onde também é possível acessar as três mesas redondas que ocorrem nos dias 30 de abril e 10 de maio, e onde estão disponibilizadas duas publicações bilíngues com as transcrições completas das falas dos entrevistados, dentre eles Noam Chomsky, David Harvey, Carol Becker, Ute Meta Bauer, além dos estudantes.

A criação da videoinstalação imersiva, online e interativa dá protagonismo aos dois conjuntos: About Academia I (2011) e About Academia II (2017). Respeita assim a duração dos tempos dos vídeos originalmente desenvolvidos pelo artista para a sua existência em um espaço físico real. Deste modo, apesar da interatividade de navegação, não é possível ao visitante o controle dos vídeos projetados. A experiência estética na virtualidade possui, portanto, correspondência com o tempo-real do espaço expositivo analógico.

Publicações

As publicações nas versões em espanhol e português estão acessíveis parcialmente no site da exposição. Para que se tenha acesso integral, é necessário comprá-las por um preço simbólico. O link para esta compra é feito por meio do site da exposição.

Mesas redondas

As mesas redondas serão transmitidas pelo site da exposição e em seguida estarão disponíveis diretamente por este site e nos sites dos realizadores (IEA-USP, Biblioteca Brasiliana e Fórum Permanente).

Que universidade queremos?

sexta-feira dia 30 de abril das 14h às 17h

● Néstor Garcia Canclini (México) – antropólogo, filósofo, catedrático do IEA-USP

● Eliana Sousa Silva – educadora, ativista socio-cultural, catedrática do IEA-USP

● Macaé Evaristo educadora, ex-Secretária Estadual de Minas Gerais

● Ailton Krenak – filósofo, ambientalista, liderança indígena

● Antoni Muntadas (artista)

● Martin Grossmann (moderação)

 

Intercontinental Academia

segunda-feira, dia 10 de maio das 9h às 12h

● Nikki Moore (EUA) historiadora da Arte – Wake Forest University (ICA-UBIAS)

● Érica Peçanha (Brasil) antropóloga, pós-doutora IEA-USP

● David Gange (Inglaterra), historiador Birmingham University (ICA-UBIAS)

● Julia Buenaventura (Colômbia) – historiadora da arte – Universidad de los Andes

● Mariko Murata (Japão) – Teórica da Mídia e Museus – Kansai University

● Martin Grossmann (moderação)

 

Universidade e contexto

segunda-feira, dia 10 de maio, das 13h30 às 16h

● Naomar de Almeida Filho -epidemiologista, ex-reitor da UFBA, catedrático IEA-USP

● Helena Nader – biomédica, vice-presidente da ABC, catedrática do IEA-USP

● Guilherme Wisnik – arquiteto, curador, professor da FAU-USP

● Renato Janine Ribeiro (moderação), filósofo, ex-Ministro da Educação (FFLCH-USP)

 

Compartilhar: