ANDRÉ FELIPE | GALERIA 18

No dia 12 de março, abre na 18, a exposição individual “Tudo isso para nada” do artista André Felipe com curadoria de Eduardo Saretta. Com mais de quarenta obras, a mostra provoca um diálogo entre a forma e o significado ao conduzir uma investigação visual entre design gráfico, arte conceitual e abstração.

Utilizando recortes horizontais e cores chapadas sobre o papel, André cria um contraste entre a materialidade do suporte e a imaterialidade do digital. Composto por cortes, deslocamentos e tipografia, seu vocabulário visual é um meio de comunicação desconstruído, no qual o artista busca encontrar e questionar a essência do fazer artístico.

André apropria-se parcialmente das características e temáticas comuns do design, como elementos de publicidade e cultura de massa. A intersecção do design e da arte abre um diálogo a respeito da prática construtiva sem moralismo, contrapondo as linguagens e ideologias para esquivar-se de qualquer narrativa, tornando a obra entidade autônoma.

O artista desconstrói os clichês da cultura visual ao apresentá-los de forma mais abstrata, retirando seus elementos do contexto original, de modo a gerar reflexões e desconfortos no espectador possibilitando que as obras se desprendam de suas funções originais, tanto do lado da arte quanto do design, ressignificando seu propósito para serem veículos de comunicação, de ironia e crítica social.

A mostra “Tudo isso para nada” procura explorar a questão da união da arte e do design, estabelecendo um diálogo crítico que ultrapassa as fronteiras da imagem e seus métodos de comunicação.

Compartilhar: