André Felipe Cardoso | Galeria Index

A Galeria Index apresenta A Grande Atalaia, exposição individual de André Felipe Cardoso, com ensaio crítico de Marco Antônio Vieira. O artista reúne mais de 20 trabalhos que falam sobre um caminho de volta pelas lembranças de um imaginário rural que habita o cerrado das origens do artista.

A Grande Atalaia, de André Felipe Cardoso, é, antes de tudo, ‘paisagem’. 

‘Atalaia’, significante que nomeia essa mostra individual do jovem artista goiano para a Index, captura semanticamente um campo ‘espaço-visual’: avista-se do alto de um recinto (a guarita, um dos sinônimos de ‘atalaia’), o que de uma paisagem destoa, de modo a desvendar aquilo que desestabiliza a ilusória fixidez de uma imagem. 

Os sinais do perigo que ameaçavam a segurança e integridade dos quilombos deveriam ser objeto de uma sinalização de alerta, emitida pelo também atalaia (sentinela). Ver, neste contexto, equivale a uma espécie de decifração destinada à preservação e implica a coleta indiciária (de pistas e rastros) que possam, no momento exato, servir como chave de uma interpretação (código e mensagem). 

Que aqui se grafe ‘paisagem’ entre aspas é índice da suspensão, nos limites do texto, da significação que se estabelece do termo, nos campos da Teoria e História da Arte, sobretudo a partir de seu estabelecimento como gênero pictórico no século XVII. O entendimento do valor semântico que ‘paisagem’ adquire no território poético de Cardoso depende de um exercício de redefinição de seu processo de significação em um movimento capaz de desafiar a linearidade unidirecional diacrônica e ‘coletar’, como o lemos aqui, os indícios de motivos paisagísticos que poderiam a um só tempo prenunciar e suceder o ‘acontecimento-paisagem’, para além de sua clausura histórica seiscentista. 

A paisagem é, em Cardoso, um exercício de reinvenção em curso e A Grande Atalaia é a imagem que momentaneamente a traduz: confluência de um passado que se fabrica em efeitos de um devir. 

(Texto retirado do Ensaio Crítico redigido por Marco Antônio Vieira)

Compartilhar: