Alexandre Pinhel | Centro Cultural Light

O Centro Cultural Light recebe, de 14 de março a 12 de abril de 2019 (de segunda a sexta, exceto feriados), a exposição “Conversa Tridimensional – Expressões estéticas ao alcance das mãos” que reúne esculturas criadas a partir de resíduos de impressões 3D bem como obras feitas com esse tipo de tecnologia.

O autor da exposição, Alexandre Pinhel, usa métodos químicos, mecânicos e térmicos para misturar resíduos de diversas tecnologias de impressão 3D com resíduos tradicionais de plástico, vidro, madeira e metal. Essas obras ocultam do observador as matérias primas originais, fazendo com que este se surpreenda ao saber do que são feitas.

“Além de serem extraordinárias ferramentas, as impressoras 3D geram resíduos sólidos com grande potencial de reaproveitamento através das Artes Plásticas”, explica Pinhel.

Na exposição o público deixa de ser mero observador e pode tocar nas peças para sentir a textura dos materiais. Por ser uma exposição orientada ao toque, algumas peças irão privilegiar os portadores de deficiência visual. “São peças para serem vistas por quem não vê”, revela Pinhel.

Outra novidade é que a exposição irá contar com impressoras 3D confeccionando esculturas ao vivo, mostrando que o artista plástico já pode contar com uma ferramenta sem precedentes.

Compartilhar: