Alexandre Ignacio Alves | Casa do Olhar

O artista visual Alexandre Ignacio Alves apresenta a mostra solo A Sorte está Lançada na Casa do Olhar, em Santo André, no ABC paulista. Com texto e curadoria de Ana Avelar, a mostra reúne cerca de 35 pinturas recentes, de 2017 a 2023, que exploram a abstração.

O trabalho – inédito ao público, é um desdobramento da pesquisa do artista sobre a paisagem e uma das inspirações são os muros das cidades, na qual as camadas de tinta, poluição e intervenções de todos os tipos se fazem presentes, criando assim uma superfície que se pode chamar uma pintura espontânea. Signos urbanos e cores super saturadas também fazem parte dessa série.

O título A Sorte está Lançada (‘Alea jacta est’, em latim) remete ao jogos de dados comuns na Roma Antiga, mas ficou imortalizada pelo general romano Júlio César (100 a.C. a 44 a.C.) quando toma o poder de Roma, numa guerra que durou 5 anos, expulsando Pompeu – que foge para o Egito, onde é morto. E também remete ao “jogo” da pintura abstrata, que nunca foi explorada pelo artista. “É uma continuidade lógica das sínteses que eu considerava nas paisagens produzidas por mim anteriormente”, afirma o pintor que apresentou, em 2019, a mostra/projeto “Preto sobre Preto” no Programa de Exposição do Centro Cultural São Paulo – CCSP.

“A questão principal é mostrar a produção abstrata de Alexandre, pois a arte abstrata está voltando ao centro da discussão da arte contemporânea. Por inúmeros motivos, ela pode falar de misticismos, identidades e das relações sociais, até porque permite que muita gente – inclusive fora do meio artístico – se aproxime para contemplar e poder viver a arte de forma sensível”, diz a curadora Ana Avelar.

Compartilhar: