Alê Abreu | Cinemateca MAM Rio

Considerado o grande nome da animação brasileira na atualidade, Alê Abreu tem uma filmografia pequena, porém expressiva, em que se destaca o longa-metragem “O Menino e Mundo” (2014), vencedor de 46 prêmios internacionais, incluindo Annecy, Annie e uma indicação ao Oscar. Dando continuidade à série que revisita a trajetória de autores brasileiros contemporâneos, iniciada com a retrospectiva “Alumbramento” em outubro, a Cinemateca traz a maior parte dos filmes do singular animador paulista, abarcando cerca de 20 anos de sua
carreira, de 1993 a 2014.

Publicitário de formação, Alê Abreu sempre trabalhou com o desenho, ilustrando produtos, outdoors, campanhas impressas e imagens em movimento. Desprendeu-se da influência da animação disneyana muito rapidamente, desenvolvendo estilo visual próprio, marcado pela exuberância cromática, traço delicado e forte melancolia.

Seu cinema é dedicado às crianças mas tem um grande apelo junto a adolescentes e adultos, pela forma sincera e direta com que trata temas existenciais, sociais e políticos complexos. Praticamente sem lançar mão da palavra e com sofisticada edição de som e trilha musical, Alê Abreu renovou a animação independente brasileira, mantendo-a conectada com o grande público e sem abrir mão da investigação artística mais ousada.

A programação da Cinemateca do MAM (on-line) será exibida através do canal de vimeo: www.vimeo.com/mamrio 

 

Compartilhar: