ACIDUM PROJECT | INSTITUTO LING

Quem passar pelo Instituto Ling, em Porto Alegre, pode conferir o resultado da intervenção artística inédita que o duo cearense Acidum Project fez na parede de entrada do centro cultural. O mural de grandes dimensões, desenvolvido em um espaço com 6m de largura e quase 3m de altura, homenageia as rendeiras do Nordeste brasileiro, representando algumas das vivências dos artistas Terezadequinta e Robézio Marques após uma imersão de mais de um ano no litoral cearense, com registros para pesquisar e entender os costumes e a identidade de cada local.

No centro da obra, há uma mulher que representa as rendeiras, personagens típicas da produção artesanal cearense. “Aqui, a gente traz uma foto, mas não necessariamente uma foto de uma pessoa só e, sim, de várias”, explica Terezadequinta. “Essas mulheres são muito fortes. Elas são o alicerce, a ponta da família”, completa Robézio.

Utilizando materiais que buscam frisar o trabalho artesanal, como papéis, tintas e diferentes tipos de renda, a criação da dupla na parede do centro cultural ainda conta com outros elementos, como as redes, nas laterais, e as jangadas, no topo. “Nosso trabalho tem essa questão oracular, com códigos e símbolos que conseguem conectar diferentes culturas, sensações e arquétipos”, conta Robézio.

A obra, que faz parte da segunda temporada do projeto Ling Apresenta, com curadoria de Bitu Cassundé, levou cinco dias para ser executada. A criação pode ser acompanhada em tempo real por quem circulou pelo centro cultural durante o mês de novembro. Os bastidores da produção foram registrados em um minidocumentário feito pela produtora Eroica Conteúdo, que está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling.

Compartilhar: