Acervo em Exposição | FAMA Museu

Vista da mostra 'Acervo em exposição’ na FAMA Museu

A FAMA Museu, instituição sediada em Itu, no interior de São Paulo, reabre seu espaço físico para visitação do público a partir de quarta-feira, 26 de maio. A retomada de atividades presenciais segue orientações da Prefeitura da Estância Turística de Itu, com de medidas categóricas de proteção, saúde e higiene estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além dos órgãos brasileiros de Saúde Pública e de autoridades acadêmicas e demais especialistas do assunto.

Acompanhando a reabertura, a FAMA inaugura a mostra Acervo em exposição, que traz o processo de pesquisa e produção da Coleção Marcos Amaro, desenvolvido pela equipe do Museu. Como um jogo, a regra de estruturação da exposição seguiu desejos coletivos de propor a reflexão e o debate sobre temas atuais voltados ao corpo e sua representação em contextos de conflito e desestabilização.

As obras da exposição, de artistas de diferentes gerações, ainda convidam o público a pensar os movimentos artísticos que problematizam a concepção do objeto de arte e seu caráter social, como o Concreto e o Neoconcreto no Brasil.

Através de uma metodologia colaborativa, a equipe da FAMA se colocou no exercício de estabelecer dinâmicas de mediação para apresentar ao público possibilidades de associar e dissociar, aproximar e afastar saberes e repertórios vinculados às obras presentes nas salas Almeida Júnior, Labirinto e Sala 5 da Fábrica de Arte Marcos Amaro.

Seguem em cartaz as exposições Tarsila: Estudos e Anotações, que reúne 203 obras guardadas por mais de cinco décadas da vista do público e Ontologias, com obras dos artistas Cabral, Kandro e Marcos Amaro que dialogam e trocam experiências sobre a existência do ser. A Sala Tunga também está aberta para visitação.

Para quem quiser conhecer a FAMA sem sair de casa, o novo site interativo do museu disponibiliza uma visita virtual, que permite conhecer gratuitamente o espaço formado por Jardim Dona Helena, Galpão, Sala Marcos Amaro, Sala Almeida Júnior, Sala 5, Sala Tunga e ainda o Labirinto, novo espaço da FAMA Museu que apresenta a instalação Leviano 9 (2019) da artista Laura Lima.
Compartilhar: