Acervo compulsório | Galeria Ecarta

Na quarta-feira (09.08) terá abertura da mostra Acervo compulsório, na Galeria Ecarta, em Porto Alegre. A exposição apresenta um apanhado dos últimos cinco anos de atividades da Ecarta, por meio de obras expostas em mostras coletivas e individuais no espaço e que, por diversas razões, acabaram por permanecer na instituição, formando um acervo não-intencionado.
A mostra tem trabalhos em diversos formatos – fotografia, colagem, pintura, objeto, livro de artista, pôster, vídeo, instalação – que mesmo reunidos de modo aparentemente aleatório, acabam por revelar a existência de um projeto curatorial. As obras de Acervo compulsório compartilham “o apelo aos sentidos e à participação, a urgência do comentário político, além da mirada crítica que se manifesta pelo humor”, constata Leo Felipe, curador da mostra e diretor da Galeria Ecarta.
Acervo compulsório foi montada originalmente em Santa Maria, na Galeria de Arte da Unifra, em maio, integrando um projeto de circulação que visa levar mostras de arte a cidades do interior do Rio Grande do Sul. Bagé, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria já receberam exposições concebidas pela Galeria Ecarta. Os artistas participantes são: Alexandre Navarro Moreira, Avalanche, Chico Machado, Fabiana Faleiros, Flávia Felipe, Giancarlo Lorenci, KVHR, Letícia Lopes, Luiz Roque, Manuela Eichner, Rafael RG e Traplev. 
A abertura acontece às 19h e exposição pode ser visitada de forma gratuita até 17 de setembro.

Compartilhar: