Paço das Artes inaugura a exposição A verdade está no corpo, trazendo obras de 43 artistas de diferentes origens, credos, gerações e formações. Os trabalhos expostos traçam um retrato da maneira como cada um vê o outro ou a si mesmo na contemporaneidade, friccionando diálogos. Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 07 de janeiro de 2024.
A exposição, que tem curadoria de Renato De Cara e um recorte que explora o corpo, traz mais de 100 obras emprestadas ao Paço das Artes (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo), oriundas de coleções particulares, galerias e artistas. Serão apresentadas pinturas, fotografias, videoartes, gravuras, elementos instalativos e alguns trabalhos escultóricos.
A curadoria procurou acessar pesquisas múltiplas para repensar gêneros e provocar empatia às diferenças. Fotógrafos de moda, pintores, escultores e artistas de várias gerações apresentam retratos que refletem a procura da diversidade e individualidade de cada um.
Entre os mitos de Adão e Eva, esbarrando no legado da beleza grega e outros padrões normativos engessados, as vanguardas vêm rompendo com as formas acadêmicas de representação dos corpos. Cubismo e dada, para citarmos apenas dois dos mais provocadores movimentos de ruptura do século passado, hoje ainda fazem ecoar traços e formas daquilo que se investigou para entender o ser humano avançando para o futuro. As artes visuais não mais estão em busca do belo, e a manifestação de uma idealizada beleza dos corpos e de uma natureza idílica caiu por terra, soçobrada nas questões mais importantes da contemporaneidade. Há em cada pessoa uma noção de beleza e de um mundo que se articula – a verdade de cada corpo.
O anseio pela perfeição foi suprido pelo consumo. Aos artistas coube repensar formas marcadas por inquietações de ordem social, política e ética, reivindicando lugares de fala até então silenciados, atualizando as questões da vida com luta. A política se manifesta no cotidiano, cada qual com um corpo não padronizado nem fixado em narrativas eróticas publicizadas.
Renato De Cara, curador do Paço das Artes
“A verdade está no corpo” | Artistas expositores
Albano Afonso; Aluísio dos Santos; Ana Luiza Domicent; Arlindo M; avaf; Bella Tozini; Benedito José dos Santos; Bob Wolfenson; Chico Tabibuia; Claudia Andujar; Claudia Guimarães; Conceição dos Bugres; Cristiano Madureira; Cynthia Loeb; Daniel Malva; Eder Ribeiro; Erick Peres + Mayara Medeiros; Estela Lapponi; Fause Haten; Felipe Corcione; Flávia Ventura; Francisco Maringelli; Gustavo Lacerda; Hudinilson Jr.; Kuenan Tikuna; Lia D Castro; Luís Só; Marcelo Amorim; Márcio Marianno; Marcio Simnch; Mauricio Parra; Moacir Farias; Monica Barki; Nino Cais; Pierre Verger; Thereza Salazar; Tiago Amorim; Uberê Guelé; Ulysses Bôscolo; Val Souza; Véio; Vulcanica Pokaropa; Waldomiro de Deus Souza.