A-nima-L | Studio Alê Jordão

O Studio Alê Jordão inaugura  a exposição fotográfica “Ships & Rust” do duo criativo A-nima-L, formado por Laurent Van Der Voo e Alexandra Diss. São exibidas 6 séries com 30 fotografias do porto de Santos, todas elas feitas com a mesma câmera, ao longo de passeios de barco pela região portuária e principal escoadouro da economia brasileira.
Essa exposição, à exemplo da anterior, quando o duo exibiu fotos do antigo Hospital Matarazzo em São Paulo, tem como força motriz a curiosidade em explorar espaços pouco acessíveis e algo imponentes. Para Laurent, que trabalha no universo marítimo, o cenário do porto é um velho conhecido, enquanto para Alexandra, francesa residente no Brasil há 5 anos, a região revelou-se ainda mais profícua que imaginava, assume.
A originalidade das fotografias dos cargueiros, seus ancoradouros e gruas, algumas delas feitas a poucos metros de distância, advêm dessa mistura de olhares e, sobretudo, de distintos pontos de vista para com o mesmo objeto. Assim, surgem imagens vívidas, carregadas de uma miríade de tons de ferrugem, fruto da ação corrosiva da água salgada os colossos e suas âncoras. Outras evidenciam os nomes, improváveis e oníricos, de alguns desses navios.

Compartilhar: