A GALERIA BASE inaugura, nesta quinta-feira (27), a exposição A Beira do Mundo, dos artistas Evandro Angerami, Pico Garcez e Ted Benvenuti, com texto crítico assinado por Gabriel San Martin. “Embora distintas em seus suportes: pintura, escultura e fotografia, as obras apresentadas estabelecem um firme diálogo, possibilitando leituras que, à primeira vista, pareceriam improváveis”, acrescenta Daniel Maranhão, diretor da Galeria.
A expressão “a beira” pode significar proximidade, mas também o limite ou a iminência de algo. Essa ambivalência aparece nas esculturas apresentadas de Ted Tabacco Benvenuti, nas quais materiais resistentes se juntam a superfícies deformadas ou dispositivos instáveis, fazendo o próprio trabalho tangenciar firmeza e queda.
Nas paisagens de Evandro Angerami, a discussão passa ao horizonte. Os trabalhos de Angerami partem de paisagens reais, mas, com relações de cor, espessura da pincelada e recorte dos planos, levam a paisagem a um campo metafísico, em que visível e invisível se confundem.
Pico, por sua vez, desloca esse problema para o campo do corpo e da experiência subjetiva, valendo-se da fotografia e do vídeo para apresentar situações de solidão, desajuste e exposição ao ambiente. Suas imagens investigam a fronteira entre presença e ausência, matéria e memória, realidade e percepção.
Segundo San Martin, “Angerami, Pico e Ted parecem lidar com uma mesma aposta de que os sentidos enganam e que a realidade já deu bandeira branca faz tempo. Só que, por alguma razão, vale a pena continuar pintando, fotografando ou esculpindo como se essas atividades pudessem garantir alguma redenção”.

