Fora do Temp(l)o | Museu de Arte Sacra de São Paulo

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dando sequência aos eventos comemorativos de seu Jubileu de Ouro a ser completado em Junho de 2020, exibe a coletiva de fotografias “Fora do Temp(l)o” com curadoria de Bianca Boeckel. Ambientada na Sala MAS/Metrô Tiradentes, a parceria entre a curadora e o museu aproxima o público de mais uma nova forma de arte que une criação com tecnologia.

Nos nichos expositivos do espaço são expostas 13 fotografias de duas séries de registros imagéticos contrastantes: uma imagem da série ‘Liquenscape’, do fotógrafo carioca Nelson Porto, e um recorte da série ‘Chama o Bloco’, com imagens selecionadas em conjunto com Francisco Almendra, dos artistas Ana Carvalho, José Guilherme Leite, Lucas Bori, Micael Hocherman, Pedro Esteban e Rapha Silva.

Enquanto ‘Liquenscape’ destaca o registro ampliado da imensidão do Pico das Agulhas Negras e a contemplação do sagrado no eterno e no vazio fora do tempo, o coletivo que retrata o Carnaval em “Chama o Bloco” se aproxima do pro-fano — aquilo que está fora do templo — através de um mergulho no êxtase presente na maior festa dos homens.

A polaridade entre os dois temas se dá em diversos eixos: natureza vs. homem, vazio vs. cheio, fora do tempo vs. fora do templo. A dinâmica resultante leva a um diálogo entre formas e significados fortes – mesmo pertencentes a universos distintos. Ao inserir tecnologia de ponta na criação de arte, é reservado ao visitante o papel de participar da obra. As experiências de realidade virtual que fazem parte de “Fora do Temp(l)o” abrem um novo espaço expositivo em três dimensões que cria memórias como a de quem viveu a cena na vida real.

 

 “Fora do Temp(l)o” proporciona ao visitante o êxtase encontrado na interseção de duas experiências sagradas: a contemplação da natureza, e o mergulho na maior festa dos homens.

Bianca Boeckel

 

Na data da abertura, o Museu abriga dois eventos complementares: às 13hs. apresentação dos musicistas Isabel Kanji e Paulo da Mata, na segunda edição do “Festival de Música para Cravo”, em parceria com a CPTM, na Capela de Frei Galvão e, às 14hs.,  lançamento Piratininga – Revista do Museu de Arte Sacra de São Paulo – edição II, direção editorial de José Carlos Marçal de Barros e edição de José Luís Landeira.

Compartilhar: