9º Leilão Anual do Pivô

O Leilão Anual do Pivô é um dos eventos mais importantes e a principal fonte de financiamento da instituição. Diferente dos outros anos, o 9° Leilão Anual do Pivô será realizado exclusivamente online, entre os dias 23 de novembro e 5 de dezembro, em parceria com a plataforma IArremate. A partir do dia 13 de novembro, os interessados já poderão cadastrar-se na plataforma para participar.

No evento serão leiloados mais de 130 trabalhos doados por artistas em vários estágios de carreira que apoiam o Pivô e contribuem para a manutenção do espaço. Diferente das edições anteriores, em 2020 os artistas tiveram a possibilidade de realizar a doação integral ou de reaver 50% do valor de arremate da obra, compartilhando com o Pivô os resultados da mobilização dos diversos apoiadores e colecionadores que, anualmente, apoiam a instituição através do leilão.

Os trabalhos doados serão apresentados através de um site desenvolvido pelo Pivô especialmente para o evento (www.leilaoanualpivo.org.br) e os lances poderão ser dados ou programados durante todo o período do leilão. No dia 5 de dezembro, a partir das 17 horas, acontecerá o pregão online, ao vivo, através da plataforma do iArremate.

As obras também serão instaladas no espaço do Pivô para aqueles que preferirem vê-las pessoalmente, considerando todos os protocolos sanitários.

Este ano, o Pivô recebeu doações de obras de importantes artistas como Anna Maria Maiolino, Daniel Senise, Efrain Almeida, Ernesto Neto, Iran do Espírito Santo, Leda Catunda, Lenora de Barros, Lucas Arruda, Luiz Zerbini, Paulo Nazareth, Paulo Pasta, Vânia Mignone, entre outros. Artistas participantes do programa de residências Pivô Pesquisa em 2020 também doaram seus trabalho. Nos últimos anos, cerca de 90% das obras foram vendidas e os recursos gerados foram utilizados para a manutenção do espaço, remuneração da equipe e colaboradores, programação de exposições, projetos comissionados, ciclos de eventos e residências artísticas.

Sobre o Pivô

O Pivô, fundado em 2012, é uma associação cultural sem fins lucrativos que atua como plataforma de experimentação artística para artistas, curadores, teóricos, estudantes e público em geral. Tem por objetivo propor questionamentos críticos no campo das artes visuais, arquitetura, urbanismo e outras áreas da cultura, disponibilizando um espaço de exposição, investigação e intercâmbio de propostas artísticas nos âmbitos nacional e internacional. Sua programação é ampla e contempla exposições, residências artísticas, intervenções, cursos, debates e palestras. Desde 2012, a instituição realizou cerca de 45 projetos, acolhendo em média 260 artistas de 20 países diferentes e recebeu cerca de 55 mil visitantes.

Compartilhar: