9ª edição do Festival Internacional de Artes de Tiradentes – Artes Vertentes

Adotando todos os cuidados necessários e seguindo os protocolos de distanciamento social, a 9ª edição do Festival Internacional de Artes de Tiradentes – Artes Vertentes será realizada  com uma programação de alto nível artístico unindo as diversas artes em torno de um mote curatorial comum: água.  Gustavo Carvalho assina a curadoria.

Neste ano, excepcionalmente, o Festival apresentará sua programação para o público virtualmente, mas parte da programação também poderá ser vista na histórica cidade mineira. Este é o caso da performance-instalação ‘Mil litros de preto’, da artista visual Lucimélia Romão. Impulsionada pelas notícias diárias de mortes da juventude negra, a artista aborda a água contida no corpo humano, denunciando também a violência policial praticada contra a população negra nos centros urbanos brasileiros.

A parte das artes visuais também contará com a premiada ilustradora mineira Marilda Castanha, que desenvolverá um trabalho em torno do Cobra Norato, personagem que habita o folclore da região norte do Brasil. Durante a sua residência artística, a artista visual trabalhará com as crianças e adolescentes que participam da Ação Cultural desenvolvida pelo Festival Artes Vertentes em Tiradentes. O resultado desta residência será desenvolvido sob a forma de uma instalação em site specific e apresentado durante a edição do Festival em 2021.

O francês François Andes, que tem o rio e a floresta como principais protagonistas no trabalho visual que vem desenvolvendo nos últimos anos, utilizando o desenho como linguagem principal, é o segundo artista convidado como artista em residência. Durante a sua estada em Tiradentes, ele trabalhará um conjunto de desenhos inéditos inspirado no Rio das Mortes.  Nesta área, também serão desenvolvidas oficinas com as crianças e moradores da cidade.

Na foto: a artista visual Lucimélia Romão.

Informações: www.artesvertentes.com

Canal do Festival no YouTube: https://www.youtube.com/user/artesvertentes

Compartilhar: