8 caminhos para o infinito | Galeria TATO

(Foto: Obra de Anna Guerra. Crédito: Alexandre Vianna)

A Galeria TATO, conhecida por conectar artistas visuais promissores com os curadores e agentes atuantes no circuito da arte contemporânea, volta a representar artistas, iniciando com um time de oito nomes. Desde 2020, a galeria manteve o foco em projetos itinerantes e na criação de programas para desenvolvimento de carreira de artistas. O seleto grupo será apresentado na exposição “8 caminhos para o infinito“, com organização de Tato DiLascio e assistência de Maria Eduarda Mota. Com abertura no dia 17 de setembro, a mostra fica até 11 de outubro, de quarta a sábado, na Barra Funda, São Paulo. A entrada é franca.

Ao longo de 14 anos, mais de 150 talentos emergentes passaram pelos projetos oferecidos pela instituição. Agora, em 2024, além de seguir com os programas, a galeria volta a atuar na representação de artistas. A exposição “8 caminhos para o infinito” marca o retorno da TATO na representação de talentos. Os novos representados são Ana Michaelis, Anna Guerra, Desirée Hirtenkauf, Hiago Bezerra, Juniara Albuquerque, Lucas Quintas, Luiz83 e Pedro Hórak.

“Esses artistas estiveram presentes na nossa trajetória, ajudando a fomentar a imagem da galeria na cena artística nacional. Eles não só fazem parte da nossa história como têm total identificação com a nova fase e proposta da galeria”, explica DiLascio, fundador da TATO. Além da afinidade com a proposta atual da galeria, a escolha do time levou em conta aspectos como corpo de trabalho, consistência da pesquisa artística, qualidade, originalidade e poética. A diversidade das linguagens e tipos de suportes usados é outro aspecto do grupo.

A galeria é dirigida por Tato DiLascio, profissional com experiência na identificação de artistas proeminentes e no estabelecimento de redes entre eles e os agentes do sistema, como curadores e outros profissionais do mercado. Da criação da primeira galeria virtual do Brasil, a Invest.art, passando por projetos itinerantes até a abertura da Galeria TATO na sua antiga sede na Vila Madalena e a posterior transferência para a Barra Funda, Tato ajudou a impulsionar a carreira de vários artistas emergentes.

Entre os nomes que passaram pela Galeria TATO e hoje têm suas carreiras em ascensão estão Cristina Suzuki (Diáspora – SP), Consuelo Veszaro (Zipper – SP), Francisco Hurtz (Verve – SP), Lidia Lisbôa (Millan – SP), ⁠Lyz Parayzo, Marcelo Gandhi (Aura – SP), Shizue Sakamoto (Luís Maluf – SP), Washington Silvera (Ybakatu – Curitiba) e Yohana Oizumi (Luciana Brito – SP).

Compartilhar: