Como parte das ações públicas do lançamento da 7a RevistaPlataforma, no sábado, 8 de novembro, às 15h, será realizada uma exposição e uma roda de conversa na Casa Resistências, um espaço de cultura que oferece acolhimento residencial para mulheres (cis e trans) lésbicas e bissexuais faveladas.
A exposição é resultado da colaboração entre MESA, Casa Resistências e a organização e escola de fotografia popular Imagens do Povo. No evento, será exposto um ensaio visual com a fotografia de Suellen Cloud e texto das colaboradoras da Casa, a historiadora Beatriz Virgínia Gomes Belmiro e a psicóloga sanitarista e psicodramatista Kimberly Veiga.
Completa o evento uma roda de conversa sobre o projeto e o trabalho de cuidado e resistências da Casa. Participam do encontro, além dos autores do ensaio visual: Camila Felippe, graduanda em Odontologia com foco em saúde coletiva e sistema público; Erika Tambke, Doutora em Comunicação, curadora, pesquisadora, professora e fotógrafa; e Jacqueline Paiva, chefe de cozinha, confeiteira e coordenadora administrativa da Casa Resistências.
A Casa Resistências fica na Rua Projetada G, 1465-1431 Maré, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.
Contemplada no EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA nº06/2024 “FLUXOS FLUMINENSES” da SECEC-RJ, a sétima edição da Revista Plataforma “Corpo, chão, coração”, que está sendo lançada no decorrer do 2º semestre de 2025 com uma série de encontros (ações públicas) enfatiza a potência da arte como dispositivo de interseccionalidade de ativismos e de conectividades em um mundo marcado pela fragmentação. Esta edição trouxe uma nova proposta editorial com três artistas residentes/co-editores no intuito de desenvolver contribuições de forma orgânica, poética e singular. Ancoradas nas práticas e pesquisas dos artistas, a revista virou-se residente nos seus projetos, dialogando e se reinventando a partir de seus processos criativos.
A Revista também inclui registros editados de diálogos com artistas, pesquisadores e diversos agentes sociais, além de artigos e ensaios visuais. Instagram: @institutomesa.
O projeto tem realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Política Nacional Aldir Blanc.

