6ª edição Jornadas de Outubro | EAV Parque Lage

Desde 2016, outubro é o mês que a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) elegeu para repensar o mundo sob a perspectiva daqueles que carregam o arrojo das mudanças. Enquanto o Dia da Criança é festejado no Brasil pontualmente, as Jornadas de Outubro estendem a comemoração em formato online e presencial até o último dia do mês. Voltada para crianças de todas as idades, a programação gratuita reúne aqueles que a sociedade chama de “menores” e propõe atividades consideradas menos importantes dentro de um sistema de trabalho autoritário e capitalista. Todas as atividades presenciais acontecem ao ar livre, com inscrições prévias e vagas limitadas.

No ano de 2021, as atividades buscam construir pontes entre arte, natureza e cultura digital por meio dos gestos de “coletar”, “imaginar” e “compartilhar”. Para isso, a Escola convidou a artista carioca Äline Besourö a apresentar um recorte da sua pesquisa desenvolvida a partir das palavras “SEM MEDO”. A partir do universo mitológico latino e afrodiaspórico, em fusão com os saberes da yoga, Äline Besourö dará origem a seres imaginários e reais, visíveis e invisíveis. O trabalho da artista estará presente no Parque Lage na forma de uma intervenção em larga escala, na qual poderemos perceber a energia de criação radical que as crianças possuem – mesmo quando adultas. A proposta faz eco ao trabalho que originou o Parquinho Lage: “o nome do medo”, desenvolvido pela artista mineira Rivane Neuenschwander, com curadoria de Lisette Lagnado.

A partir do dia 19, os visitantes serão convidados a uma caça ao tesouro. Proposta pela artista japonesa Julie Stephen Chheng, a ocupação “Uramado Ar” possibilita a interação de crianças de todas as idades com os Tanukis, ilustrações inspiradas nos espíritos da natureza. A experiência de realidade aumentada é intermediada por um aplicativo. Entre os dias 16 e 30 de outubro, atividades online voltadas para todas as idades serão transmitidas gratuitamente pelo canal da EAV Parque Lage no YouTube.

Inscrições: bit.ly/inscricoesjornadas

Canal da EAV no YouTube: bit.ly/eav_jornadas

Compartilhar: