3ª Edição do BSB Plano das Artes – Distrito Aberto

FOTO: Luara Baggi

Nesta quinta-feira, 21 de outubro, começa a 3ª edição do BSB Plano das Artes – Distrito Aberto, um evento dedicado a dar visibilidade e levar visitação espontânea aos espaços de arte independente do Distrito Federal. Participam desta edição 43 espaços, entre ateliês de artistas, galerias de arte e espaços híbridos de 14 Regiões Administrativas e um instalado no Região Integrada de Desenvolvimento (RIDe) do DF, em Planaltina de Goiás. Devido à continuidade da pandemia da COVID-19, o evento acontecerá em formato híbrido, sendo que online, o evento acontece até o dia 4 de novembro, com lives transmitidas pelo Youtube que apresentarão os espaços e abordarão temas como arte, inovação e gestão. Para as visitas presenciais, que acontecem entre os dias 28 e 31 de outubro, o público deverá fazer o agendamento prévio pelo site www.sympla.com.br/planodasartes.

“Nesta edição, priorizamos as atividades de formação para criação de ações e os novos empreendimentos de arte por meio dos espaços Pop Up, casa ateliê, ateliê rural, galeria digital e os ateliês de canto, um novo conceito que faz parte da ideia dos lugares adaptados na casa, ou espaços transitórios e possíveis em qualquer “canto”, para a elaboração de processos de criação artística, de pesquisas e de pensamento”, diz Cinara Barbosa, idealizadora do projeto.

A programação da 3ª Edição do BSB Plano das Artes – Distrito Aberto começa com as Rotas Online, que farão percursos diários aos espaços, promovendo encontros com artistas, gestores e galeristas mediados pela curadora Cinara Barbosa. As transmissões acontecem pelo canal do BSB Plano das Artes no Youtube, com participação gratuita e livre para todos os públicos. A programação está disponível no site do evento https://bsbplanodasartes.com.br/.

Entre os dias 28 e 31 de outubro, acontecem as visitas presenciais a ateliês de artistas, galerias de arte e espaços híbridos, locais onde são realizados cursos, produzidos projetos de arte, edições de livros, ateliês coletivos entre outras modalidades de produção artística. As rotas de visitação presencial foram pensadas a partir de quatro destinos que agrupam os espaços geograficamente e por aproximação de endereços – Norte, Sul, Leste e Oeste do Distrito Federal -, em que o público escolhe os espaços que quer visitar ao longo dos quatro dias de evento.

As visitas presenciais devem ser agendadas pelo site www.sympla.com.br/planodasartes a partir do dia 21 de outubro. Cada espaço disponibiliza as vagas de acordo com a sua estrutura. As visitas terão duração de 30 minutos cada, sendo que o tempo de tolerância para a chegada ao local é de 10 minutos. É importante lembrar que o público deverá usar máscara facial corretamente, higienizar as mãos com álcool 70% e manter o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas que estarão no ambiente.

Compartilhar: