2ª etapa do edital de bolsas sociais | EAV Parque Lage

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage) apresenta, por meio de edital público, a segunda etapa da chamada para mais 40 bolsas sociais integrais destinadas aos cursos livres do 2° semestre de 2022. A ser aberto no dia 05 de julho, o edital reafirma o compromisso da EAV, como instituição pública ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, de promover a difusão cultural e a democratização das artes. Ao longo deste ano, será distribuído um total de 80 bolsas, com metade das vagas para o primeiro semestre e a outra no segundo.

As bolsas sociais serão custeadas através da venda da Coleção Impacto – que integrou o programa de benefícios Amigo EAV – levada à 8ª edição da ArtRio em setembro de 2021. Em seu estande na feira, a Escola de Artes Visuais apresentou duas fotografias com tiragem limitada de Felipe Azevedo e outra da artista paulistana Flavia Junqueira, que produziu um trabalho inédito.

Também foram vendidas obras de acervo gentilmente doadas por artistas renomados, como Angelo Venosa, Antonio Dias, Brígida Baltar, Carlos Vergara, Ernesto Neto, Iole de Freitas, Laura Lima e Luiz Zerbini, demonstrando seu comprometimento com a formação da nova geração.

“A diversidade é fundamental para a arte, para a criatividade. A oferta dessas bolsas é muito importante para a Escola, certamente uma questão de justiça, de reparação, uma reversão do caráter elitista do mundo artístico, mas também é um salto de qualidade para a própria produção artística”, afirma Alberto Saraiva, diretor da instituição. “Quando o artista traz diferentes perspectivas, distintos horizontes de imaginação, a arte em si se fortalece e se engrandece”.

As bolsas são válidas para qualquer curso on-line ou presencial da grade curricular. Através de carta de intenção, os candidatos devem informar suas trajetórias (não necessariamente nas artes visuais) e expectativas em relação ao curso pretendido, considerando as seguintes questões: Qual a sua relação com o campo das artes e como ela acontece? Como o curso escolhido pode contribuir para sua trajetória? O que você espera alcançar durante e/ou após sua participação? Para participar, não há exigência de portfólio.

Cada selecionado será contemplado com uma bolsa integral para um curso do primeiro semestre. O formulário de candidatura, que poderá ser conferido no site da instituição a partir de 05 de julho, ficará disponível até às 23h59 do dia 12 de julho. A direção informa que não haverá prorrogação do prazo. A divulgação dos selecionados será feita em 22 de julho, com abertura de matrículas três dias depois, em 25 de julho, no site da EAV (eavparquelage.rj.gov.br).

Compartilhar: