A 1ª Semana Internacional da Fundição Artística reunirá especialistas, gestores públicos, restauradores, artistas e estudantes de arte. O evento oferece oficinas práticas de fundição e restauração, masterclass, visitas a monumentos e contará com a participação de profissionais nacionais e internacionais, promovendo o primeiro encontro sobre as práticas de reprodução, conservação e restauração de obras de arte fundidas em metal no Brasil.
De 18 a 23 de novembro acontece na capital paulista a 1ª Semana Internacional da Fundição Artística. A cidade de São Paulo abriga 390 esculturas em espaços públicos, segundo levantamento da Secretaria de Cultura do Município. Um valioso patrimônio artístico que se encontra distribuído em praças públicas, cemitérios e acervos públicos ou privados, como As Musas, de Galileo Emendabili, que se encontra na Avenida Faria Lima ou o Monumento a Giuseppe Verdi, de Amadeo Zani, no Vale do Anhangabaú. Obras espetaculares que sofrem desgaste por estarem expostas ao ar livre e que precisam ser salvaguardadas para as próximas gerações.
“Vamos reunir especialistas, gestores públicos, restauradores e artistas com o objetivo de ampliar e divulgar as práticas de metalurgia aplicadas a escultura e conservação do patrimônio fundido em metal”, explica o artista plástico Israel Kislansky, idealizador e coordenador do evento. A programação será realizada em vários espaços e inclui oficinas práticas de fundição e restauração, palestras com especialistas e visitas guiadas. “Será o primeiro encontro sobre as práticas de reprodução, conservação e restauração de obras de arte fundidas em metal no Brasil”, afirma Kislansky.
A 1ª Semana Internacional da Fundição Artística terá como convidados internacionais o restaurador francês Antoine Amarger, responsável pelas últimas restaurações das obras O Pensador e Burgueses de Calais, do Museu Rodin, de Paris; a escultora italiana Chiara Crepaldi, especialista em cinzeladura (acabamento sobre superfícies metálicas); e a restauradora da Martinica, Brittany Branche, especialista em escultura em metal.
Também estão confirmadas as participações de Marcelo Lopes, supervisor de projetos e tecnologia do Instituto Senai em Metalurgia; o artista visual José Spaniol, coordenador de curso do departamento de Artes Plásticas (DAP) da Unesp campus São Paulo; a restauradora Valéria de Mendonça, ex-chefe do Setor de Restauro e Conservação da Pinacoteca; e Alice Américo, chefe do núcleo de Monumentos e Obras Artística do DPH (Departamento Histórico da Cidade de São Paulo).
Programação intensa
Um dos destaques é o ciclo de palestras. No dia 18/11, Valéria de Mendonça vai falar sobre Parcerias e convênios para a entrada de obras em bronze, fundidas no Brasil, no acervo da PINA. No mesmo dia, às 10h30, Antoine Amarger fala das esculturas de chumbo dourado da Bacia de Apollo e a estátua equestre em bronze de Luis XIV, ambas em Versalhes. Às 11h30, Brittany Branche aborda a restauração do Monumento aos Mortos de 1870.
Nos dias 19 e 20/11 as oficinas e vivências práticas envolvem a visita ao Centro Técnico de Fundição Artística SENAI-SP e a Fundição Artística São Vicente. Além disso, no dia 21/11 acontece uma visita a diversos monumentos, entre eles: Monumento a Ramos de Azevedo, de Galileo Emendabili, na USP; As Musas, de Galileo Emendabili, na Av. Faria Lima; Monumento a Carlos Gomes, de Luigi Brizzorala, na Vale do Anhangabaú; Monumento a Giuseppe Verdi, de Amadeo Zani, no Vale do Anhangabaú; Moisés, de Michelangelo, na Galeria Prestes Maia e As Graças, de Victor Brecheret, na Galeria Prestes Maia.
E no dia 22 e 23/11 acontece o Masterclass Monumento à Independência do Brasil, com a participação de Antoine Amarger e Marcelo Lopes. E o acompanhamento da restauração e reimplantação da obra na Praça Professor Jairo de Almeida Ramos, Vila Mariana. “Teremos uma equipe multidisciplinar de altíssimo nível. Vai ser uma semana muito intensa”, afirma Israel Kislansky.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo celular (11) 99743-1300.
Outras informações podem ser obtidas no site https://www.fundicao-artistica.com/ e no instagram @fundicao_artistica.