19ª Semana Nacional de Museus | MAM Rio

Organizada pelo Instituto Nacional de Museus (Ibram), a 19ª Semana Nacional de Museus propõe às instituições uma revisão crítica acerca de suas próprias missões, tendo em vista que tanto a salvaguarda do passado quanto a construção do futuro estão sendo gravemente tensionadas pelas experiências do presente, em que recuperar e reimaginar tornaram-se desafios ainda mais prementes.

O MAM Rio se propõe, frente à complexidade do debate, a fomentar discussões metodológicas que contribuam com a atualização de nossas práticas, a partir de problematizações cujos focos são métodos de trabalho que precisam não somente ser recuperados e reimaginados, mas, sobretudo, situados no contemporâneo.

Essas são premissas para a realização do conjunto de atividades pensadas para fomentar abordagens técnicas e eticamente fundamentadas. Neste sentido, vamos oferecer duas programações públicas e gratuitas: o curso ‘Duas perspetivas e uma prática’ e o Encontro no MAM intitulado ‘Reimaginar os museus como ética, técnica e poética’.

As atividades serão desenvolvidas junto a parceiros nacionais e internacionais, cujas práxis serão lidas como transformadoras, desde o âmbito da linguagem, por meio da busca por reparação e reinvenção de categorizações. Repensar o museu, por suas dimensões materiais e imateriais, demanda novos repertórios éticos, técnicos e poéticos.

Programação:

>> TER, 18/maio – QUI, 20/maio: das 19h às 21h

Curso: Duas perspectivas e uma prática. Semioses – metodologias para novas classificações no contemporâneo.

Vagas: 50. Inscrições entre 11 e 15 de maio
As aulas serão realizadas pela plataforma Zoom

>> SÁB 22/maio, das 15h às 17h

Reimaginar os museus como ética, técnica e poética

Vagas: 50. Inscrições online: entre 11 e 15 de maio. Encontro pela plataforma Zoom.

Com Marília Bonas (diretora do Conselho Internacional de Museus no Brasil e do Museu da Língua Portuguesa) e Elvira Dyangani Ose (diretora de The Showroom, Londres). Mediação de Keyna Eleison, diretora artística do MAM Rio.

 

Compartilhar: