17 ODS para um Mundo Melhor | Espaço Cultural BNDES

No dia 30 de janeiro, às 16h, será aberta a exposição “17 ODS para um Mundo Melhor”, nos Jardins do BNDES, no Largo da Carioca, centro do Rio, que pela primeira vez receberá uma mostra de arte a céu aberto.

A coletiva – que esteve em cartaz no Memorial da América Latina (SP), no ano passado, e agora é recebida pelo Espaço Cultural BNDES – tem o objetivo de gerar interesse, reflexão e entusiasmo na população carioca, em prol de um mundo mais sustentável.

Em 2015, líderes mundiais dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas se reuniram para propor uma agenda de desenvolvimento sustentável. Foi elaborado um plano global (a Agenda 2030) composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para que esses países alcancem a sustentabilidade necessária, em todos os âmbitos, até 2030.

A exposição apresenta 17 globos terrestres, com 1,8m de altura cada, utilizados como suporte tridimensional para a criação artística. Tendo como disparador o plano global da ONU, um seleto grupo de artistas, arquitetos e designers se apropriou da superfície dos globos para suscitar questões sociais, ambientais e econômicas, pautadas pelos 17 ODS. Entre as temáticas abordadas, estão Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Igualdade de Gênero, Fome Zero, Agricultura Sustentável, Água Potável e Saneamento.

Artistas renomados, das mais variadas vertentes, foram convidados a utilizar os globos como suporte: Mundano, Binho, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb e o coletivo SHN estão entre os que assinam as criações.

Compartilhar: