14a edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre

Madame Pagu, FESTFOTO 2021

A 14a edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre apresenta a produção fotográfica de 2020, impactada pela pandemia da covid-19. Com o tema “Fotografia e Silêncio – Nuvens de Escuta”, a programação está centrada na reflexão de cada artista sobre relações sociais e ambientais, a partir da experiência do isolamento imposto pela pandemia. O evento online reúne autores, especialistas e público em geral em uma agenda de atividades e vídeo-exposições gratuitas que ocorrem entre 23 e 28 de abril de 2021 , no site e redes sociais do Festival. A programação segue até o final de maio com leituras de portfólio e um takeover nas redes sociais com artistas estrangeiros convidados.

Para abrir a programação do Festival, a convidada Sarah Meister, curadora do Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna de NY (MoMA), abordará a Fotografia Modernista Brasileira em conversa mediada por Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles (IMS). No próximo dia 8 de maio, o MoMA inaugura a exposição “Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira, 1946–1964”, a primeira mostra de fotografia modernista brasileira fora do Brasil. Com curadoria de Sarah Meister, a exposição terá como foco as realizações criativas do Foto-Cine Clube Bandeirante de São Paulo, grupo de fotógrafos amadores amplamente aclamado no Brasil, mas essencialmente desconhecido para o público europeu e norte-americano. O painel acontece no dia 23 de abril, às 19h, e será transmitido através do canal do YouTube e página do Facebook do Festival.

Outro destaque da programação são as apresentações de artistas e especialistas convidados que acontecem diariamente. Dentre os destaques, estão o coletivo de fotojornalismo CovidLatam, que apresentará o fotolivro RED FLAG sobre a Pandemia na América Latina; os integrantes da Lovely House, falando sobre o Festival Imaginária e o Fotolivro no Brasil, junto da artista Ana Sabiá; e a artista Tuane Eggers, que apresentará o trabalho Fluxus Fungus. Todas as conversas são gratuitas e serão transmitidas pela página de Facebook e o canal de YouTube do FestFoto (confira ao final a programação completa com a data e horário de cada painel).

Completam a programação 2021, as vídeo-exposições montadas a partir dos 20 trabalhos selecionados pela convocatória do Fotograma Livre, concurso internacional

promovido pelo FestFoto e LensCulture.  A partir do tema “Fotografia e Silêncio – Nuvens de Escuta”, fotógrafos e fotógrafas apresentaram trabalhos relacionados às incertezas impostas pela pandemia da Covid-19. Além das vídeo-exposições, fotógrafos e fotógrafas conversam em grupos sobre seus trabalhos, separados a partir da temática que cada artista apresentou ao Festival. As vídeo-exposições estarão disponíveis no canal de YouTube do Festival e as lives com os artistas serão transmitidas também pelo YouTube e pela página do Facebook.

Toda a programação do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre poderá ser acompanhada através do site (festfoto.art.br) e pelo perfil do festival no facebook (@festfotopoa), e instagram (@festfotopoa), ou ainda pelo canal do Youtube, que reunirá toda a programação exibida na edição de 2021.

O 14. FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre tem o patrocínio do Banco Itaú, produção da Brasil Imagem, realização da Secretaria Especial da cultura do Ministério do Turismo – Governo Federal e financiamento através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fotolivro RED FLAG – Coletivo COVIDLATAM

Programação completa:

Vídeo-exposições Fotograma Livre 2021: Disponíveis a partir do dia 23 de abril no site (festfoto.art.br) e no canal de Youtube do festival (youtube.com/c/FestFoto).

Lives e Painéis : Transmissões ao vivo na página do Facebook (facebook.com/festfotopoa) e no canal de Youtube do festival (youtube.com/c/FestFoto). Confira a programação diária e o horário de cada conversa:

 

23 de abril (sexta-feira)

18h30 – Abertura | Apresentação das vídeo-exposições Fotograma Livre 2021 e do canal FestFoto no YouTube.

19h – Fotografia Modernista Brasileira

Palestra de Sarah Meister (curadora no Departamento de Fotografia do MoMA de Nova York), Mediação de Sergio Burgi (Instituto Moreira Sales)

 

24 de abril (sábado)

16h – Painel: A pandemia na América Latina | Convidados – coletivo de fotojornalismo CovidLatam

17h30 – Apresentação Fotograma Livre 2021 | Pandemia, confinamento e violência

Trabalhos e artistas finalistas:

3 x 4 (Multimídia), com Madame Pagu (Itália)

Caça às Palavras, com Márcia Charnizon

A dor da pandemia, com Sonia Do Couto Corrêa

Nenhum dia será igual ao outro (Multimídia), com Igor Cavalcante Moura

 

25 de abril (domingo)

16h – Apresentação Fotograma Livre 2021 | Paisagens de memória

Trabalhos e artistas finalistas:

Journey to the Lowlands, com Valeria Sacchetti (Itália)

ARCHÈO, com Tommaso Vitiello (Itália)

Onde os sonhos se escondem, com Thiago Guimarães Azevedo

17h30 – Painel: Festival Imaginária e o Fotolivro no Brasil

Convidados: Lovely House e apresentação de JOGO DE PACIÊNCIA, de Ana Sabiá (Fotograma Livre 2021 e premiado no Festival Imaginária) e O CHORO PODE DURAR UMA NOITE, MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ, de Eric Peres

 

26 de abril (segunda-feira)

18h – Painel: Fotografia, Solidariedade e Pandemia

Convidados: integrantes das galerias solidárias 150 Fotos pela Bahia, Fotos Pró Rio (RJ), 20×20 Galeria Solidária de Fotografia (SP) e POA150FOTOS (RS).

19h30 – Apresentação Fotograma Livre 2021 | Fotografia e Silêncio

Trabalhos e artistas finalistas:

Voz do Silêncio, com Nathalie Bohm

Arredores, com Ulla von Czékus

Quebrada (Multimídia), com Helena Siemsen Giestas

GUARDIÕES (Multimídia), com Mateus Morbeck

 

27 de abril (terça-Feira)

18h – Painel: Processos criativos compartilhados e pandemia,

Convidados: Obs.cu.ra, com Bruno Alencastro, Caroline Muller e Pedro Rocha

19h30 – Apresentação Fotograma Livre 2021 | Mutações urbanas

Trabalhos e artistas finalistas:

NEMO NON VIDET”, com Mateus Morbeck

Urbe, com José Roberto Bassul

Placebo, com Flavio Edreira

 

28 de abril (quarta-feira)  

18h – Painel Fluxus Fungus

Convidadas: Tuane Eggers e participação de Rochele Zanvadalli

19h30 – Apresentação Fotograma Livre 2021 | Arquivos | Contaminações

Trabalhos e artistas finalistas:

Diário de Memórias, com Fernanda Chemale

Mulheres em rosa e azul, com Renata Saad

Atravessamento e Constelação, com Laura Aidar

“Emergir” Submission (Multimídia), com Marina Guitti

Toda a programação é gratuita e não necessita de inscrição prévia. Após a exibição ao vivo das conversas, os vídeos ficarão disponíveis no canal do Youtube do Festival.

SOBRE O FESTFOTO

O FestFoto foi criado em Porto Alegre, em 2007, pelo Brasil Imagem com o objetivo de organizar um polo de intercâmbio e estímulo à produção fotográfica local e nacional. Ao longo das 13 edições, recebeu convidados nacionais e internacionais e realizou importantes exposições em parede.

Além de seminários, palestras e debates, a programação dá destaque para:

Projeções – Pioneiro no Brasil na exibição em formato digital, o festival apostou no formato vídeo e apresentou mais de 500 trabalhos fotográficos em projeção contínua durante toda a programação. Divididas em três segmentos, as projeções abarcam autores convidados nos programas Fotografia Brasileira Contemporânea e Diálogos Internacionais, além dos 20 finalistas do Fotograma Livre, concurso internacional realizado anualmente. Este ano, a programação está centrada no Fotograma Livre,  mostra bastante representativa das tendências da produção contemporânea mundial e uma importante janela de visibilidade para jovens autores.

Leituras de portfólio – o FestFoto é considerado a principal oportunidade para autores do país terem contato com críticos e especialistas brasileiros e estrangeiros. A posição foi obtida tanto pela qualidade dos críticos que vêm a Porto Alegre quanto pelos resultados práticos que oferecem. As conhecidas “leituras” são sessões individuais de 25 minutos em que os autores submetem seus trabalhos à análise e crítica de um time de fotógrafos, galeristas, críticos e pesquisadores. Os resultados vão desde uma dica que pode reorientar um trabalho até aquisição por colecionadores ou mesmo convites para participação em eventos e exposições. As revisões de portfólio são uma atividade específica desenvolvida no circuito da fotografia e ajudam muito a abrir espaço para novos autores no mercado editorial e de arte. Foi o primeiro evento de fotografia a migrar a leitura de portfólio para o ambiente online. Em 2021, ampliou a proposta e deu início a uma sessão específica para público universitário e iniciantes. As inscrições para as leituras de 2021 seguem abertas até o dia 01 de maio, no site festfoto.art.br.

Compartilhar: