“Edições e Múltiplos: do Concretismo ao Contemporâneo” na Galeria Superfície

A Galeria Superfície apresenta a partir do dia 29 de novembro de 2014, às 11h, a exposição “Edições e Múltiplos: do Concretismo ao Contemporâneo”, em parceria com a Multiplique Boutique e a Papel Assinado.

Apesar dos múltiplos e edições não serem uma idéia nova, são poucas as galerias e espaços que expõe e acessam essa produção no Brasil.  Neste cenário, a Galeria Superfície propõe  fazer uma exposição de obras editadas, focando principalmente na produção feita no Brasil nas últimas décadas.
 
O múltiplo e as edições oferecem aos artistas uma forma de tornar o seu trabalho acessível a um mercado mais amplo, imbuindo a obra de novo poder e significado. A importância do múltiplo no século XX é incontestável, muitas vezes na forma de arte subversiva, como foi observado na produção de dois artistas icônicos, Marcel Duchanp que editou seus ready-made e Joseph Beuys que condensou suas teorias políticas em uma produção continua de mais de 500 múltiplos entre 1965 a 1986.

O processo fotográfico na serigrafia utilizado a partir do final do anos 50 também contribuíram para tornar as edições palco importante da história arte, sendo Andy Warhol e a Pop art o exemplo mais conhecido. São inúmeros os artistas que utilizaram esta técnica a partir dos anos 50 entre eles muitos dos concretistas brasileiros que estarão presente nesta mostra, que foca na relevância das edições e dos múltiplos na arte.

Democratizar e tornar a produção de artistas consagrados mais acessível é o ponto crucial desta exposição que inclui obras de Hercules Barsotti, Sacilotto, Mavignier e Judith Lauand, Julio LeParc, Cruz-Diez, León Ferrari, Cildo Meireles, Antonio Dias,  Antonio Manuel, Leda Catunda, Iran do Espírito Santo, Leonilson, AVAF, Marilá Dardot, Rochelle Costi, Edgard de Souza, Paulo Bruscky, entre outros. Uma oportunidade para adquirir obras de artistas importantes com valores muito menores que suas obras únicas no mercado. Haverá múltiplos, como os balões do AVAF por R$ 100,00 até R$ 25.000,00 por uma edição de Louise Bourgeois.

Artistas da exposição: Alex Cerveny, André Feliciano, Antonio Dias, Antonio Manuel, AVAF, Cildo Meireles, Cruz-Diez, Edgard de Souza, Edith Derdyk + Raimo, Hercules Barsotti, Iran do Espírito Santo, Julio LeParc, Judith Lauand, Leda Catunda, León Ferrari, Leonilson, Louise Bourgeois, Lucio Fontana, Mavignier, Marilá Dardot, Mônica Nador, Mauro Restiffe, Paulo Pasta, Rochelle Costi, Sacilotto, Thiago Honório e Thiago Rocha Pitta.

Abertura: 29 de novembro, sábado, das 11h às 18h.
Período expositivo: 29 de novembro a 20 de dezembro de 2014. Todos os sábados da mostra (29/11; 06, 13 e 20/12, das 12h às 18h) – haverá evento com Food Truck e Carro de drinks.

Compartilhar: