DASARTES 99

REN HANG
JAN VAN EYCK
AUBREY BEARDSLEY
J.CARLOS
NICOLAS DE STAËL
FÉLIX FÉNÉON
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

CAPA
REN HANG (1987-2017) é conhecido sobretudo por suas pesquisas sobre o corpo, a identidade, a sexualidade e a relação entre o ser humano e a natureza, tendo como protagonistas jovens chineses da nova geração, livres e rebeldes. Explícita e também poética, a obra deste aclamado fotógrafo e poeta chinês é exibida pela primeira vez na Itália. Por Tereza de Arruda.

ALTO RELEVO
O Centro Pompidou reúne pela primeira vez em Málaga todas as obras de seu acervo do artista russo NICOLAS DE STAËL. Esta coleção marcante, enriquecida pela generosidade do próprio artista, reúne as obras mais importantes de Nicolas e ilustra a jornada artística deste talentoso e notável pintor ​​do Século 20.

DESTAQUE
AUBREY BEARDSLEY chocou e encantou a Londres do final da Era Vitoriana com seus desenhos sinuosos em preto e branco. Ele explorou o erótico e o elegante, o humorístico e o grotesco, conquistando admiradores em todo o mundo com seu estilo distinto. Abrangendo sete anos, exposição na Tate cobre a carreira intensa e prolífica de Beardsley como desenhista e ilustrador, interrompida por sua morte prematura aos 25 anos de idade. Por Leandro Fazolla.

FLASHBACK
JAN VAN EYCK foi um dos fundadores da pintura flamenga dos Séculos 15 e 16 e trouxe seu estilo inovador e impressionante revolucionando toda a arte europeia com pincel e tinta à óleo. Seu realismo detalhado tem um apelo irresistível. Esta recente exposição traz uma nova luz sobre a intrigante vida e obra do famoso mestre indiscutível dos primitivos flamengos. Por Victoria Louise.

GIRO NA CENA
O artista carioca J. CARLOS atuou como um cronista visual, traçando os jogos políticos, as dicotomias sociais e as nuances dos primeiros 50 anos de República no Brasil, temperados por um senso de humor ácido, debochado e crítico. Por Renato Teixeira.

DO MUNDO
Anarquista, crítico de arte, editor, diretor de galeria, colecionador, FÉLIX FÉNÉON foi uma figura importante no mundo artístico do final do Século 19 e início do Século 20. Como uma personalidade multifacetada, desdobra uma energia considerável em muitas áreas enquanto cultiva um certo mistério sobre si mesmo. Por Iasmine Souza.

DOSSIER
Nestes dias, alguns comentários foram construindo este texto, contribuindo com a missão de escrever sobre RESIDÊNCIA ARTÍSTICA e a noção estática que ainda existe sobre o que é hoje um organismo híbrido de iniciativas essenciais ao sistema da arte. Por Mario Vitor Marques.

RESENHAS
Veja resenhas da exposição do artista NORBERT SCHWONTKOWSKI, por Renata Martins e sobre a peça de teatro sobre a vida e carreira do artista LEONILSON, por Leandro Fazolla.

Compartilhar:

DASARTES 12 anos