DASARTES 98

ALEX KATZ
JAMES TISSOT
FRANK WALTER
ANA PAULA OLIVEIRA
WOLFGANG TILLMANS
JANA EULER

CAPA
ALE KATZ (New York, 1927) é uma das figuras-chave da história da arte americana do século 20 e um precursor da Pop Art que continua ativo até hoje. A retrospectiva no Thyssen-Bornemisza, em Madri, oferece uma pesquisa de todos os temas habituais do artista: seus retratos individuais, duplos e em grupo, juntamente de suas flores características e paisagens arrebatadoras pintadas em planos de fundo com cores vivas. Por Iasmine Souza.

FLASHBACK
Pintor brilhante da alta classe sob o Segundo Império e dos costumes da sociedade vitoriana inglesa, dos aristocratas elegantes e parisienses nas décadas de 1870 e 1880, JAMES TISSOT criou imagens que se tornaram verdadeiros ícones do período. A retrospectiva no Museu D’orsay é a primeira em Paris desde a organizada no Petit Palais, desde os anos 1980.

ALTO RELEVO
A obra do artista caribenho FRANK WALTER parece estar em oposição às atribuições raciais e nacionais permanentes às quais ele foi exposto ao longo de sua vida. Tímido e reservado, Frank se tornou um recluso na vida adulta, para se dedicar à busca da arte.

DESTAQUE
WOLFGANG TILLMANS é conhecido por explorar os limites da fotografia e da imagem. Today is the first day é a primeira exposição solo do artista em grande escala na Bélgica e inclui um corpo de trabalho de três décadas.

REFLEXO
A artista mineira radicada em São Paulo, ANA PAULA OLIVEIRA cria situações por meio de diversas linguagens e materiais e da reflexão sobre suas relações. A tensão, a força e o controle estão sempre presentes como agentes organizadores e estruturais. Sua primeira exposição no Rio de Janeiro chamada de Poça/Possa foi pensada especialmente para o Mam Rio. Ao longo de pouco mais de duas décadas, a artista vem construindo uma produção interessada em discutir questões caras ao pensamento escultórico. Pela própria artista.

GARIMPO
Concebidos nos últimos três anos, os trabalhos da exposição Unform da artista alemã JANA EULER, trazem muitas das investigações pictóricas sobre as inter-relações dinâmicas entre as formas autoconscientes e o espaço ao seu redor – institucional, doméstico e perceptivo.

ALTO FALANTE
Amor. Pura Alegria. Por Alexandre Sá.

Veja também Resenha de exposição da artista alemã Bettina Pouttchi e as sessões LIVROS, NOTAS DO MERCADO, AGENDA.

Compartilhar:

DASARTES 12 anos