DASARTES 93

EDWARD HOPPER
FERNANDA GOMES
AGNES DENES
DOROTHEA LANGE
RAFAEL BARON

CAPA – Exposição na Fundação Beyeler se concentra nas representações icônicas de EDWARD HOPPER, da extensão infinita de paisagens a cenas urbanas americanas. Com aquarelas e pinturas a óleo que datam de 1910 a 1960, a mostra fornece uma visão abrangente e emocionante da natureza multifacetada de um dos mais importantes pintores americanos do século 20. Por Elisa Maia.

DESTAQUE: Na Pinacoteca, retrospectiva de FERNANDA GOMES é apresentada na forma de uma grande instalação composta de fragmentos, formato recorrente na prática da artista, que se desdobra ao longo das sete galerias temporárias, demandando do observador um papel ativo na leitura do trabalho. Por José Augusto Ribeiro.

ALTO RELEVO – As obras da artista portuguesa LEONOR ANTUNES, em exposição monográfica no MASP, estabelecem relações entre a escultura, a arquitetura, o design, a luz, e o corpo – do espectador que trafega pela galeria ou do ambiente que a artista ocupa. Por Amanda Carneiro.

DO MUNDOAGNES DENES é mais conhecida por sua obra, Wheatfield – A Confrontation (1982), onde ela planta um campo de trigo no meio de Manhattan. Em sua temporada de abertura, o novo museu The Shed, inaugura uma exposição retrospectiva da artista que a qualifica como “uma das mentes artísticas mais dinâmicas dos últimos 50 anos”. Por Leonardo Ivo.

FLASHBACK – Moma NY apresenta a primeira grande exposição individual do trabalho incisivo da fotógrafa DOROTHEA LANGE em mais de 50 anos. A exposição também usa materiais de arquivo, como correspondências, publicações históricas, além de vozes contemporâneas, para examinar as maneiras pelas quais as palavras influenciam nossa compreensão nas imagens da artista.

GARIMPORAFAEL BARON é um dos vencedores do Concurso Garimpo 2019/2020 por voto popular. O artista de Nova Iguaçu (RJ) se dedica à pintura figurativa e, mais especificamente, à representação da figura humana. Rafael utiliza seu trabalho como meio de engajamento político, abordando problemáticas como preconceitos sociais, racismo, LGBTfobia, misoginia, pobreza. Por Thiago Fernandes.

RESENHA – Fellini como obra: sobre uma instalação fotográfica, veja resenha da exposição O cérebro (e a caminhada) de Guido Anselmi, no MAM RJ. Por Nicholas Andueza.

Agenda, Coluna do meio e Livros completam esta edição de Carnaval 2020.

Compartilhar:

DASARTES 12 anos