DASARTES 137

MATÉRIA DE CAPA
Em sua expressão particular da cultura pop, ED RUSCHA tirou inspiração de seu entorno cotidiano, enaltecendo o poder visual das palavras e da arquitetura. Suas experimentações ao longo das décadas fornecem um panorama da das mudanças estéticas na sociedade, mostrando sua afinada percepção e convidando-nos a olhar mais de perto e mais de uma vez.

DESTAQUE
Mostra retrospectiva de JARBAS LOPES, na Pina Estação, procura enfatizar o caráter propositivo e sensorial do artista, que se destaca entre os pioneiros na reflexão sobre arte e meio ambiente. Por João Henrique Andrade.

FLASHBACK
As expressivas pinturas de CHAÏM SOUTINE lançam luz sobre sua vida como um judeu emigrante e, ao mesmo tempo, testemunham uma existência instável à margem da sociedade. Suas primeiras obras-primas ressoam a experiência de fuga e migração que moldaram profundamente sua vida e criam, assim, uma ponte com os dias atuais. Por Susanne Meyer-Büser.

PELO MUNDO
Desde suas primeiras fotografias feitas em Nova York nos anos 1970, HIROSHI SUGIMOTO ampliou e remodelou nossa noção de como as fotografias registram tempo, luz e espaço. Encarando a câmera como uma espécie de “máquina do tempo”, ele criou imagens que evocam paisagens primordiais e o fim da civilização, registros únicos da história e evocações da eternidade. Por Redação.

ALTO RELEVO I
Mostra da artista cubana ANA MENDIETA, no Sesc Pompeia, apresenta, pela primeira vez no Brasil, um vasto panorama da vida e da obra de uma das artistas internacionais mais emblemáticas do último século. Por Matteo Bergamini.

ALTO RELEVO II
A artista VERIDIANA LEITE apresenta sua nova série Supernova, uma coleção de paisagens líquidas e noturnas que remete ao fenômeno que ocorre quando uma estrela chega ao fim de sua vida e produz uma explosão de brilho e cores. Veja entrevista com a artista pela curadora Cristina Tejo.

Coluna do meio, Agenda, De Arte a Z, Livros completam a edição nº 137 | Ano 15 | 2023.

Compartilhar:

DASARTES 16 anos