DASARTES 136

MATÉRIA DE CAPA / REFLEXO
Desde 1990, SARAH LUCAS faz arte que distorce o cotidiano. A expressividade das coisas comuns é estimulada, ou apenas percebida e apontada. Maliciosamente e honestamente, ela levanta perguntas universais sobre nossas origens, sexo, classe, felicidade e mortalidade. Veja o que a artista diz sobre suas próprias criações que juntas formam uma atmosfera desafiadora, alegre e vital. Por Sarah Lucas.

DESTAQUE
Os novos trabalhos de ANA HOLCK se aproximam muito dos temas sobre os quais a artista já vem se debruçando desde o início de sua trajetória: a cidade, o urbano, a arquitetura e a construção civil. Suas novas esculturas em porcelana e aço inox – materiais até então nunca utilizados por ela –, transitam entre a ideia de pintura e escultura. Por Felipe Scovino.

ALTO RELEVO
O trabalho de ALEX ČERVENÝ faz analogias a um mundo fantástico de misturas entre personagens bíblicos e mitológicos, fauna, flora e paisagens surrealistas. Sua exposição panorâmica, na Pinacoteca de São Paulo, reúne obras dos mais de 40 anos de carreira do artista e nos faz viajar por seu universo iconográfico único. Por João Henrique Andrade.

DO MUNDO
Quarenta anos depois, a arte de KEITH HARING continua a ganhar reconhecimento mundial, quebrando barreiras e espalhando alegria, ao mesmo tempo em que ilumina questões complexas que permanecem cruciais hoje em dia – desde o capitalismo e a proliferação de novas tecnologias até à sexualidade e à raça. A primeira exposição do trabalho de Haring em um museu em Los Angeles captura todo o arco de sua expansiva prática. Por Sarah Loyer.

FLASHBACK
Iniciando como modelo para Renoir, SUZANNE VALADON também foi uma artista singular. Até agora, sua obra foi pouco analisada, em parte devido à sua independência das vanguardas artísticas e à sua associação com Maurice Utrillo e André Utter, formando o chamado “trio infernal”. Uma nova retrospectiva apresenta interpretações de seu trabalho, explorando questões relevantes para nossa sociedade atual. Por Chiara Parisi.

Coluna do meio, Agenda, De Arte a Z, Livros completam a edição nº 136 | Ano 15 | 2023.

Compartilhar:

DASARTES 16 anos