CAPA
A obra de PABLO PICASSO engloba 50 mil peças que refletem as dramáticas convulsões políticas da época em que viveu: anos turbulentos de guerra, proibição de exibição de suas obras por ocupantes alemães e a guerra civil espanhola. Ele defendeu a liberdade com seu pincel e seu fascínio pelas touradas, suas polêmicas relações com as mulheres, seu anseio pelos prazeres bacanais e a paixão pelo erotismo o cativaram por toda a vida. O ano de 2023 marca o 50º aniversário de sua morte e promove 50 exposições pelo mundo. Por Nicholas Andueza.
ALTO RELEVO
Adentrando o universo múltiplo de MESTRE DIDI, exposição no Instituto Inhotim exibe cerca de 30 obras do artista feitas em consonância com a sua atividade de liderança religiosa no candomblé e com a presença de símbolos que remetem às tradições Iorubá. Por Alecsandra Matias de Oliveira.
PELO MUNDO
Em seus objetos, esculturas e intervenções site-specific em larga escala, a artista colombiana DORIS SALCEDO aborda as experiências e repercussões de violentos conflitos. Por Sam Keller e Fiona Hesse.
DESTAQUE
As performances da artista francesa ORLAN refletem as condições culturais, políticas e sociais em que o corpo feminino tem de se afirmar. Por Gabriele Schor.
REFLEXO
Tate Modern explora a obra da artista polonesa MAGDALENA ABAKANOWICZ. Suas esculturas, conhecidas como Abakans, são feitas de materiais orgânicos e suas estruturas tridimensionais complexas criam uma floresta imponente, permitindo aos visitantes explorarem suas formas ambíguas e aromas terrosos. A artista falou sobre suas criações e inspirações. Por Magdalena Abakanowicz.
Coluna do meio, Agenda, De Arte a Z, Livros completam a edição nº 132 | Ano 15 | 2023.